O jovem piloto argentino Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos, faleceu na noite de segunda-feira (17), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de um acidente de moto ocorrido na última sexta-feira, no Autódromo de Interlagos. O acidente aconteceu durante o primeiro treino livre da Honda Junior Cup, que faz parte da quarta etapa do SuperBike Brasil.
De acordo com a SuperBike Brasil, organizadora do evento, Lorenzo recebeu pronto atendimento após cair na saída da curva do Pinheirinho. Uma equipe médica com uma ambulância equipada com unidade de terapia intensiva (UTI) prestou os primeiros socorros, levando-o em seguida para a sala de emergência do autódromo. A organização ressalta que o estado clínico do menino foi estabilizado no local antes de sua transferência para o hospital.
Em comunicado divulgado pela SuperBike Brasil, foi informado que após os procedimentos de estabilização, Lorenzo foi transferido para o Hospital Geral de Pedreira, permanecendo lá até a madrugada de sábado (15), seguindo todos os protocolos médicos necessários, antes de ser transferido para o Hospital Albert Einstein.
A categoria Honda Junior Cup foi criada em 2013 e é destinada a crianças e adolescentes de 8 a 18 anos. O objetivo da categoria, segundo o site da SuperBike Brasil, é ensinar conceitos e técnicas de pilotagem, contribuindo para a formação dos jovens no controle emocional, medos, disciplina e comunicação.
As motos utilizadas na categoria são Honda CG Titan, de 160 cilindradas, adaptadas e preparadas exclusivamente para a pista, com pedaleiras e guidão ajustados às dimensões de cada criança. A preparação e manutenção das motos são de responsabilidade da organização da competição.
Com informações da Agência Brasil.