O Ba-Vi deste domingo é o de número 484 e o primeiro de 2016. Nos 483 anteriores, aconteceram 188 triunfos do Bahia, 154 do Vitória e 141 empates. O rubro-negro “deve” 34. O Esquadrão marcou 654 gols e o Leão foi às redes tricolores por 581 vezes.
A primeira partida entre os dois clubes foi realizada em 10 de Abril de 1932, às 16h05, no antigo Campo da Graça. Mas, com um detalhe: o Ba-Vi inaugural teve apenas 20 minutos. Isto porque o jogo foi válido pelo Torneio Início do Estadual daquele ano. Tal competição era muito tradicional à época e servia como uma preliminar do Campeonato Baiano. Composta por todos os participantes do estadual era disputada em jogos eliminatórios de 20 minutos, num mesmo dia e local, e o Bahia venceu por 3 a 0.
O Vitória não perde há seis jogos. A última vez que o Bahia venceu foi em 6 de abril de 2014, quando, também na Fonte Nova, fez 2 a 0 no jogo de ida da final do Estadual. No último jogo, também na Fonte Nova, pelo Brasileiro da Segunda Divisão, o Vitória venceu por 3 a 1.
Para o jogo de hoje (13) já foram vendidos quase 20 mil ingressos.
Bahia
Na Fonte Nova, local do primeiro clássico do ano amanhã (13), às 16h, o elenco do Tricolor realizou a última atividade com bola e está pronto para última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.
O treinador Doriva orientou os atletas durante uma rápida conversa e depois colocou em ação um trabalho tático, focado no posicionamento da equipe.
Além disso, os atletas participaram de um treinamento para aprimorar os lances de bola parada tanto cobranças de faltas como escanteios.
O comandante tricolor não contará com o atacante Hernane, com os laterais Moisés e Tinga, e com os volantes Danilo Pires e Gustavo Blanco. Todos estão em recuperação no departamento médico.
Vitória
O Vitória finalizou no sábado, pela manhã, os preparativos para o clássico pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano.
Como os jogadores Willian Farias e Marinho participaram de uma atividade à parte, o técnico Vagner Mancini não confirmou o time.
Após o treino de sábado – bola parada e dois toques – Mancini relacionou os jogadores para a concentração e deixou de fora o goleiro Fernando Miguel e o lateral-direito Maicon Silva.