A 14ª edição da Copa 2 de Julho, considerada a maior competição de Futebol Sub-15 do Brasil, foi oficialmente lançada na manhã desta quarta-feira (19), em um evento realizado na tribuna de honra do Estádio de Pituaçu, em Salvador. O torneio reúne 40 participantes, incluindo equipes baianas, clubes nacionais, times internacionais e a seleção brasileira da categoria.
Durante a cerimônia, os grupos da fase nacional final da competição foram apresentados, resultado de um sorteio das equipes que se classificaram nas fases regionais do interior, que envolveram mais de 300 equipes. A abertura está marcada para o dia 2 de julho, no Estádio de Pituaçu, com um confronto entre a seleção brasileira e o Gavião Kyiakatejê, de Bom Jesus do Tocantins (PA), o único time profissional indígena do país, em um momento histórico para o torneio.
Segundo Breno Picolo, coordenador administrativo da base do Bahia, a competição tem um papel fundamental no calendário esportivo da Bahia. “A copa é uma oportunidade importante onde podemos receber grandes equipes nacionais aqui no estado da Bahia. E para os nossos atletas é uma preparação para o campeonato baiano, visando o segundo semestre, buscando todo o desenvolvimento e a transformação de seus futuros”.
Leia Também
Promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que integra a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Copa 2 de Julho conta com o apoio do Ministério do Esporte, da Federação Baiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação. O torneio será realizado em oito locais diferentes na Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano.
Os estádios que sediarão as partidas incluem o Estádio de Pituaçu, o Centro de Treinamento do Bahia em Dias D’Ávila, o Centro de Treinamento do Vitória, o campo do Wet’n Wild, a Arena Parque Santiago, o Estádio Municipal de Lauro de Freitas, o Estádio Municipal de Cachoeira e o Centro de Treinamento de Praia do Forte em Mata de São João.
Vicente Neto, Diretor Geral da Sudesb, destacou a participação de clubes dos 27 territórios de identidade da Bahia. “Além dos clubes convidados de todo o Brasil e clubes profissionais com divisão de base, esta edição interiorizou ainda mais a Copa 2 de Julho. As etapas iniciais proporcionaram a participação de clubes em vários municípios e representam uma oportunidade para a profissionalização de jovens atletas que veem no futebol uma chance de ascensão”.
A competição mantém o formato das últimas edições, com uma divisão em fases regionais que contaram com a participação de 306 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. As equipes classificadas das fases regionais se juntam aos times da fase metropolitana e aos representantes nacionais e internacionais. Entre os destaques estão o atual campeão Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Botafogo, Goiás, Fortaleza, Palmeiras, Vasco, ABC (Natal), Comercial (Maranhão), Treze (Paraíba) e a Seleção Sergipana. A nível internacional, a competição contará com Brauza (EUA) e Bolívia (Santa Cruz de La Sierra).
Criada em 2007, a Copa 2 de Julho é considerada uma das mais importantes competições de base do Brasil, revelando talentos e atraindo olheiros de grandes clubes. A competição passou a ser disputada na categoria sub-15 em 2015, ampliando sua visibilidade e impacto no desenvolvimento dos jovens atletas.