Recorde de medalhas da Bahia na Copa Nordeste de Taekwondo

Por Redação
3 Min

A delegação baiana de taekwondo brilhou na Copa Nordeste de Taekwondo, realizada no último final de semana em Natal, no Rio Grande do Norte. Os 60 atletas viajaram com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e conquistaram um total de 42 medalhas, estabelecendo um recorde para o estado na competição.

A Bahia ficou em quinto lugar na competição entre os nove estados da região, com um total de 15 medalhas de ouro, 11 de prata e 16 de bronze. Márcio Mascarenhas, presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), comemora os resultados, destacando que a Bahia teve o maior número de atletas baianos participando do evento regional. Ele enfatiza que esse feito supera as 35 medalhas conquistadas na edição do ano anterior.

“O apoio da Sudesb foi fundamental para conseguirmos levar tantos atletas e conquistar um número tão expressivo de medalhas. Isso é resultado do trabalho intenso tanto da nossa federação quanto do desenvolvimento do taekwondo na Bahia. Nossa colocação foi muito importante e recebemos elogios da Confederação pelo resultado, pelo trabalho que estamos realizando e pela evolução alcançada”, comenta o presidente da Febt.

Um dos destaques foi Diego Figueiredo, de 24 anos. Com uma medalha de ouro, ele se tornou tricampeão da categoria -68 kg masculino olímpica em três participações. Atualmente no top 3 do país, Diego acumula outros importantes resultados, como participação no Grand Slam, título da Seletiva Estadual em 2024 e a conquista do primeiro lugar no ranking nacional.

Desde 2014 como titular da Seleção Baiana, Diego conta sobre sua experiência na última competição. “É o evento mais relevante do Nordeste, valendo 10 pontos no ranking nacional e vaga direta para o Grand Slam. Estou muito feliz por participar e vencer novamente, assim como pela performance de toda a Seleção, da qual sou capitão. Gostaria de agradecer à Sudesb por mais um ano de apoio à delegação. Foi um intercâmbio produtivo e interessante. Meu foco agora é em trabalhar intensamente para integrar a Seleção Brasileira adulta, após ter feito parte da equipe juvenil”, ressalta.

Compartilhe Isso