A seleção brasileira masculina de futebol faz sua estreia na fase de grupos da Copa América esta noite em Los Angeles (Estados Unidos). O Brasil enfrentará a Costa Rica a partir das 22h (horário de Brasília) desta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Inglewood. A equipe está no Grupo D, ao lado do Paraguai e da Colômbia. Ao todo, a competição reúne 16 seleções.
Durante a coletiva de imprensa no domingo (23), o técnico Dorival Júnior adiantou algumas novidades na escalação titular em comparação ao jogo contra os Estados Unidos no último dia 12. O treinador optou por Guilherme Arana na lateral esquerda, que substitui Wendell, e Éder Militão na zaga, que entra na posição de Lucas Beraldo.
“Fizemos algumas mudanças da base e dos dois jogos iniciais que foram importantes para testar a equipe e ver como os jogadores se encaixariam. A escalação inicial é essa, com Militão e Arana, e com Alisson, em relação aos primeiros jogos desta convocação”, explicou Dorival, que assumiu a seleção há pouco mais de cinco meses.
A preparação para a Copa América começou no final de maio, na Califórnia (EUA). Além dos treinamentos, o Brasil disputou dois amistosos. Na primeira partida, venceu o México por 3 a 2 no Texas, em 8 de junho, e quatro dias depois empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos, em jogo realizado no Texas.
Em busca do 10° título da Copa América, a seleção brasileira foi derrotada na última edição, realizada no Brasil durante a pandemia de covid-19. Na final, perdeu por 1 a 0 para a Argentina, que conquistou seu 15° título. O Brasil venceu as edições de 2019, 2007, 2004, 1999, 1997, 1989, 1949, 1922 e 1919.
Capitão da equipe, o lateral Danilo é um dos mais experientes do renovado elenco brasileiro. Dos 26 convocados, 19 jogadores estão estreando no torneio continental.
“Esperamos alcançar as expectativas, não apenas de jogar bonito que é uma questão da imprensa e da torcida, mas principalmente de obter vitórias. Se for possível, jogar bonito, ótimo, senão, vencer com determinação é o objetivo”, afirmou Danilo, que joga na Juventus (Itália) e representa a seleção brasileira há mais de 10 anos.
A provável escalação da seleção brasileira contra a Costa Rica é Alisson, Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior.
Com informações da Agência Brasil.