Brasil é superado pela Polônia e se despede da Liga das Nações de Vôlei Masculino

Por Redação
3 Min

O Brasil deu adeus ao sonho de conquistar o bicampeonato da Liga das Nações de Vôlei masculino. Assim como na edição passada, a seleção foi eliminada nas quartas de final pela Polônia, número um do mundo e anfitriã da fase final da LNV. A equipe, liderada pelo técnico Bernardinho, conseguiu ganhar o primeiro set, mas sofreu a virada e acabou perdendo por 3 sets a 1 (parciais de 18/25, 25/23, 25/22 e 25/16), na cidade de Lodz. Os poloneses, classificados para as semifinais, enfrentarão os japoneses ao meio-dia (horário de Brasília) desta sexta-feira (27) por uma vaga na final.

A disputa da LNV foi a primeira grande competição da equipe desde que Bernardinho retornou ao comando do grupo em dezembro do ano passado. No entanto, a campanha do Brasil teve altos e baixos na primeira fase (classificatória): foram seis vitórias em 12 partidas, incluindo uma vitória contra a Polônia por 3 a 1. O Brasil avançou para as quartas na sétima posição na primeira fase, enquanto a Polônia – já com vaga assegurada nas quartas por sediar a fase final – se classificou como vice-líder (vencendo dez jogos e perdendo apenas dois).

A seleção, atualmente na sexta posição do ranking mundial, agora está em preparação para a estreia na Olimpíada de Paris. A fase de grupos promete ser desafiadora: o Brasil está na Chave B, juntamente com Polônia, Itália (atual campeã mundial) e Egito (campeão africano).

O torneio de vôlei masculino em Paris será realizado de 27 de julho a 10 de agosto. A fase de grupos terminará em 3 de agosto, com a classificação de oito equipes. As quartas de final estão programadas para 5 de agosto e as semifinais ocorrerão dois dias depois.

A seleção garantiu presença em Paris 2024 em outubro do ano passado, no Torneio Pré-Olímpico realizado no Rio de Janeiro. Na última segunda-feira (24), Bernardinho anunciou a lista preliminar de 25 jogadores inscritos nos Jogos. A relação final, ainda sem data definida, contará com apenas 12 convocados – além de um atleta de reserva em caso de lesão.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe Isso