O técnico José Roberto Guimarães anunciou nesta quinta-feira (4) a lista das doze jogadoras convocadas para o torneio olímpico de vôlei feminino na Olimpíada de Paris. A equipe é formada pelas ponteiras Gabi Guimarães, Julia Bergmann e Ana Cristina, as opostas Rosamaria, Lorenne e Tainara, as centrais Thaísa, Ana Carolina e Diana, as levantadoras Macris e Roberta e a líbero Nyeme.
Para essa edição dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) permitiu a convocação de uma 13ª jogadora como reserva. A escolhida para a seleção feminina foi a líbero Natinha, que viajará para Paris juntamente com o restante do time. A programação do Brasil até os Jogos Olímpicos ainda não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Das doze atletas convocadas, cinco terão sua primeira experiência em uma Olimpíada. Seis jogadoras fazem parte do time que conquistou a medalha de prata em Tóquio, em 2021. A central Thaísa, de 36 anos e bicampeã olímpica, é a jogadora mais experiente do grupo e disputará sua quarta Olimpíada.
A seleção brasileira é cabeça de chave do Grupo B, que também inclui Polônia, Japão e Quênia. A estreia do Brasil na Olimpíada será contra o Quênia, no dia 29 de julho, às 8h (horário de Brasília). O confronto com o Japão está marcado para o dia 1º de agosto, também às 8h. Já o último jogo da primeira fase será contra a Polônia, em 4 de agosto, às 16h.
O Brasil, atual líder do ranking mundial, busca o tricampeonato olímpico, após conquistar o ouro em Pequim (2008) e Londres (2012). Além desses títulos, a seleção possui três outras medalhas olímpicas: bronze em Atlanta (1996) e Sydney (2000), e prata em Tóquio (2021).
Com informações da Agência Brasil.