O boxeador Robson Conceição, natural da Bahia, alcançou o título mundial super-pena (até 58,97kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC), no último sábado (6). Em uma luta intensa, conhecido como “O Brabo”, venceu o americano O’Shaquie Foster por decisão dividida (116-112, 112-116 e 115-113), após 12 rounds. Esta foi a quarta tentativa do baiano de se consagrar como campeão mundial.
Portando o cinturão, Robson dedicou sua conquista à sua filha mais nova, Ester, com quem havia feito uma promessa: “Quando eu prometo, eu cumpro. Ester, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje, obrigado meu Deus, obrigado equipe, obrigado família. Somos campeões do mundo!”.
Em setembro de 2021, Robson foi derrotado por pontos por Oscar Valdez em uma luta controversa que muitos acreditaram que ele havia vencido. Um ano depois, enfrentou a derrota contra Shakur Stevenson. Já em novembro de 2023, empatou com Emanuel Navarrete, frustrando mais uma vez seu sonho de conquistar o título.
Com essa vitória, o pugilista soteropolitano alcança agora um registro de 19 vitórias, 2 derrotas e 1 empate em sua carreira profissional.