O bairro de Cajazeiras está sendo o centro das atividades do judô baiano nesta semana, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras será o local de três competições até o domingo (14): a Caravana do Judô, que acontecerá até quinta-feira (11); a Super Etapa do Judô, marcada para sexta-feira (12) e sábado (13); e o Festival de Judô Solidário, no domingo (14).
Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, destaca a importância do apoio à modalidade em uma região de vulnerabilidade social. “É muito importante a realização de atividades abertas ao público no Ginásio de Cajazeiras porque levamos a prática direta e as disputas para serem assistidas, fomentando o esporte como ferramenta de inclusão social. O judô é uma modalidade muito especial para levar aprendizados sobre a vida para estes jovens e um parceiro do Governo do Estado e da Sudesb neste incentivo à prática esportiva em toda a Bahia”.
As atividades são promovidas pela Federação Baiana de Judô (Febaju) com o objetivo de incentivar a modalidade na capital e atrair novos adeptos, com foco na região de Cajazeiras e associações parceiras. Por isso, a Sudesb também irá apoiar com dois transportes de 50 lugares cada para a Febaju e a Associação Beneficente Educação, Arte e Cultura (ABEAC) levarem os atletas ao evento, incluindo aqueles do núcleo do projeto Esporte por Toda Parte, uma iniciativa da Sudesb.
O presidente da entidade, Marcelo Ornellas, ressalta a importância das ações. “Nessa semana, estamos realizando uma série de eventos no Ginásio de Cajazeiras, mais uma vez com o apoio fundamental do Governo do Estado da Bahia, através da Setre e da Sudesb. Teremos a Caravana do Judô, atendendo alunos dos colégios públicos da região; a Super Etapa, uma competição itinerante, que pontua para o nosso ranking estadual; e encerramos com o Festival Judô Solidário, que atenderá crianças e adolescentes oriundos de Projetos sociais de toda a cidade do Salvador.
Caravana do Judô
Com oficinas gratuitas de judô para crianças e adolescentes das 10h às 12h e das 14h às 16h, o objetivo da atividade é fomentar a prática da modalidade na capital baiana e incentivar a criação de novos núcleos de iniciação esportiva através da doação de tatames e quimonos. Na quinta-feira (11), os trabalhos serão direcionados para escolas da região, enquanto, na quarta-feira (10), o espaço estará aberto prioritariamente ao público em geral.
Neste ano, a Caravana do Judô já passou por Ilhéus, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho, beneficiando mais de mil crianças e adolescentes. Cerca de 200 jovens são esperados na etapa de Salvador do projeto, que conta com o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte (n.º 11.438/06).
Super Etapa do Judô
No meio das ações direcionadas ao público em geral, o Ginásio de Cajazeiras também será o palco das disputas estaduais válidas pelo ranking da Febaju e do Tour do Judô, uma parceria da Federação com a Sudesb para levar as disputas para mais espaços e cidades pela Bahia. Ao todo, são dez cidades durante o ano.
Na sexta-feira (12), das 17h às 21h, serão feitas as pesagens no Salvador Norte Shopping para as disputas que ocorrerão no sábado (13), das 7h até as 19h. 435 judocas (283 masculino e 152 feminino), de 43 clubes, com 553 inscrições no total, competirão nas categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos.
Judô Solidário
No domingo (14), das 8h às 16h, a Febaju promoverá mais uma edição do Festival Judô Solidário. Participarão judocas das classes sub-5 a sub-18 na competição com inscrição gratuita, focada em atender projetos sociais.
Aproximadamente 250 crianças e adolescentes já se inscreveram no evento, que ainda tem inscrições abertas até quinta-feira (11). Os interessados devem doar 1 kg de alimento não perecível ou um quimono usado em bom estado para participar, após a inscrição pela plataforma ou via e-mail. A entidade doará os alimentos arrecadados para uma instituição não governamental.
“É uma grande felicidade para a Febaju realizarmos mais uma edição do Judô Solidário e dessa vez na capital baiana. Esse é um compromisso da entidade, reforçando a responsabilidade social do judô com pessoas em estado de vulnerabilidade social. Temos certeza que será mais uma edição de sucesso”, finaliza o presidente.