A final da 14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 foi definida com dois estreantes na história desta fase do torneio. O Goiás e o Botafogo (RJ) vão se enfrentar às 10h do sábado (13), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com entrada gratuita para o público. As classificações foram garantidas na manhã desta quinta-feira (11), também em Pituaçu.
Ambos os times enfrentaram adversários que eram considerados favoritos pela história na competição e o desempenho até então nesta edição. Abrindo a rodada, o Goiás enfrentou o atual campeão Atlético Mineiro, vencendo nos pênaltis após um empate de 0 a 0 no tempo normal. O time goiano converteu quatro cobranças contra três dos mineiros para chegar à sua primeira final.
O Goiás já superou o seu melhor resultado na história da competição. Ele foi derrotado pelo campeão Internacional nas semifinais em 2007, no primeiro ano do torneio recém-criado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que, na época, ainda era sub-17. Já o Atlético precisou de dois vice-campeonatos (2015 para o Bahia e 2019 para o Palmeiras) para conquistar o título no ano passado ao vencer o Flamengo por 3×0 na final. Todas essas edições foram sub-15.
Na semifinal do ano passado, o Botafogo foi eliminado pelo time mineiro, que também nunca havia chegado à final até este ano. O time carioca derrotou o Palmeiras (SP), campeão em 2019, por 2×1. Com apenas uma derrota na competição, na abertura do grupo E para o time da casa – o Vitória, o Botafogo tinha um aproveitamento inferior apenas aos palmeirenses (100%), que venceram todos os jogos disputados nesta edição, fato que não impediu os botafoguenses de alcançarem sua primeira final.
A Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 de 2024 é organizada pela Sudesb, com apoio do Ministério do Esporte, da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP).
Resultados das semifinais, no Estádio de Pituaçu (11/07):
Atlético-MG (3) 0 x 0 (4) Goiás
Botafogo-RJ 2 x 1 Palmeiras-SP