Atualmente, a Argentina, que é a atual campeã mundial e sul-americana, vai em busca do bicampeonato da Copa América neste domingo (14), mas para alcançar esse feito terá que superar a Colômbia, que é considerada a equipe sensação do torneio e detentora do melhor ataque, com 12 gols em cinco jogos. A partida está programada para às 21h no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA).
A Colômbia, campeã da Copa América somente uma vez, não chegava à final desde a conquista de 2001, porém vinha demonstrando crescimento no torneio, com duas participações nas semifinais nas edições anteriores. A equipe colombiana se classificou em primeiro lugar no Grupo D e assegurou a liderança ao empatar com o Brasil na terceira rodada. Nas quartas de final, a Colômbia goleou o Panamá por 5 a 0, e na semifinal venceu o Uruguai por 1 a 0, mesmo jogando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo.
Enquanto a Colômbia busca encerrar um jejum de 23 anos sem títulos expressivos, a Argentina vive um momento oposto. Após 28 anos sem conquistas, a equipe começou a acumular troféus consecutivos: Copa América-2021, Finalíssima-2022 e Copa do Mundo-2022. Agora, os argentinos estão em busca da 16ª Copa América para ultrapassar o Uruguai e se tornar a maior vencedora da competição.
Leia Também
Ambas as equipes chegam à final com quatro vitórias e um empate. A Argentina teve uma fase de grupos perfeita, com vitórias sobre Canadá, Chile e Peru, porém enfrentou dificuldades nas quartas de final contra o Equador, avançando nos pênaltis, e na semifinal venceu o Canadá por 2 a 0.
Prováveis escalações:
Argentina: Emiliano Martinez; Molina, Romero, Lisandro Martinez e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernandez, Mac Allister e Di Maria; Messi e Julian Alvarez. Técnico: Lionel Scaloni
Colômbia: Vargas; Santiago Árias, Sánchez, Cuesta e Mojica; Lerma, Richard Ríos, Jhon Arias e James Rodríguez; Luis Díaz e Jhon Córdoba. Técnico: Néstor Lorenzo