A Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu levar à Fifa o vídeo que está circulando nas redes sociais, no qual jogadores da seleção argentina entoam um canto racista direcionado aos atletas da França, afirmou uma fonte próxima à entidade à AFP nesta terça-feira (16).
A FFF irá escrever para a Federação Argentina e também tomará medidas junto à Fifa, com a possibilidade de adotar outras ações, disse uma fonte ligada à entidade responsável pelo futebol francês à agência de notícias no início do dia.
Horas mais tarde, a federação francesa anunciou que fez uma denúncia à Justiça por comentários ofensivos de cunho racial.
“Dada a gravidade das manifestações, que são contrárias aos valores do esporte e dos Direitos Humanos, o presidente da FFF decidiu questionar diretamente seu homólogo argentino (AFA) e a Fifa, além de apresentar uma denúncia à justiça por palavras ofensivas de natureza racial e discriminatória”, informou o comunicado da FFF.
Desde segunda-feira, um vídeo tem circulado nas redes sociais mostrando diversos jogadores argentinos comemorando o título da Copa América-2024, nos Estados Unidos, conquistado no domingo, em Miami, ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na final e entoando uma música que contém termos racistas contra os ‘Bleus’, a seleção francesa.
A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, se manifestou nas redes sociais classificando o episódio como ‘patético. Serão tomadas medidas, FIFA: uma reação?”, escreveu ela.
Por sua vez, o zagueiro francês Wesley Fofana, que está lesionado no joelho desde julho de 2023, manifestou sua indignação nas redes sociais: “Futebol em 2024: racismo sem pudor.
No vídeo, transmitido ao vivo por Enzo Fernández, jogador do Chelsea, no Instagram e gravado no ônibus da seleção argentina, os jogadores são vistos iniciando um canto, antes das imagens serem cortadas.
O canto já havia sido entoado por torcedores argentinos para atacar os jogadores da seleção francesa e Kylian Mbappé em particular, após a final da Copa do Mundo do Catar-2022, vencida pela Argentina contra a França (3-3, 4-2 nos pênaltis).
“Jogam pela França mas vêm de Angola (…), seu pai é cambojano, mas seu passaporte é francês”, cantam os jogadores no vídeo no Instagram de Enzo Fernández, filmado no ônibus da seleção argentina após a vitória sobre a Colômbia (1-0) na final da Copa América em Miami.
O canto faz menção à origem de alguns jogadores franceses, incluindo Mbappé, além de conter insultos homofóbicos.
Argentina e França têm construído uma intensa rivalidade nos últimos anos, com a seleção europeia eliminando a seleção sul-americana nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia (4-3), antes da ‘Albiceleste’ dar o troco quatro anos depois na final no Catar.