A seleção brasileira feminina de handebol teve uma estreia impecável na Olimpíada de Paris, ao derrotar a Espanha por 29 a 18, na Arena 6 do Complexo Esportivo Paris, pelo Grupo B. Foi a primeira vitória sobre as rivais em 10 anos – a última foi em um torneio internacional na casa das adversárias. O triunfo de estreia teve como protagonista a goleira Gabi Moreschi, estreante em Jogos, que realizou incríveis 14 defesas em 31 arremessos das espanholas (aproveitamento geral de 47%, quando a média costuma ser de 30%).
As maiores pontuadoras no jogo foram Bruna de Paula e Patrícia, com seis gols cada. A equipe volta à quadra contra a Hungria, no domingo (28), às 4h (horário de Brasília). O time está no “grupo da morte”, considerado o mais difícil da competição. Ainda enfrentará a França, atual campeã olímpica e mundial, e a Holanda, campeã mundial em 2021. O último confronto da fase de grupos será contra Angola. Na Chave A estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e República da Coreia do Sul.
As brasileiras, comandadas pelo técnico Cristiano Rocha, dominaram a partida desde o início. A defesa bem fechada não deu espaço para a Espanha jogar, facilitando o ataque brasileiro. Destaque para Bruna de Paula, Larissa, Tamires e Patrícia, que marcaram três gols cada, contribuindo para a seleção abrir vantagem de 15 a 10 antes do intervalo.
No segundo tempo, o Brasil não diminuiu o ritmo. O ataque brasileiro alcançou um aproveitamento de 70% na etapa final e continuou liderando o placar, mantendo uma vantagem de pelo menos nove pontos até o fim da partida, com a vitória de 29 a 18. As maiores pontuadoras foram Bruna de Paula e Patrícia, com seis gols cada.
Classificação
Na fase de grupos, todas as equipes de cada chave se enfrentam. As quatro seleções mais bem colocadas de cada grupo avançam às quartas de final (jogos eliminatórios). Os vencedores disputarão as semifinais e em seguida a luta pelas medalhas de ouro e bronze.