Campeões da natação, do surfe, do atletismo, do vôlei de praia, do badminton, do judô, do skate, do bobsled, do halterofilismo, da canoagem, do tênis de mesa, das maratonas aquáticas, dos saltos ornamentais, do basquete, do futebol. Esses são alguns dos atletas que se uniram em um vídeo para apoiar a principal iniciativa do Brasil à frente do G20: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A produção foi lançada neste sábado nas redes sociais do Governo Federal e apresentada na Casa Brasil, durante os Jogos Olímpicos de Paris, na França. O vídeo se soma aos esforços federais e busca sensibilizar a população sobre a importância de combater a fome e a pobreza em todo o mundo.
Anunciada formalmente na última quarta-feira, 24 de julho, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Aliança Global tem como objetivo unir políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes no combate à fome e à miséria. Além disso, pretende agregar países e governos locais que necessitem de medidas e financiamento para enfrentar esses desafios.
Atualmente em fase de adesão, a iniciativa será oficialmente lançada durante a Cúpula de Chefes de Estado do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro deste ano. O vídeo de divulgação da Aliança Global conta com a participação de importantes figuras do esporte brasileiro, como o campeão mundial de futebol Raí, a campeã olímpica e mundial de judô Rafaela Silva, a multicampeã mundial e ouro olímpico nas maratonas aquáticas, Ana Marcela, e Bruna Alexandre, primeira brasileira a competir em Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
No vídeo, os atletas destacam a importância de unir esforços para combater a fome e a pobreza, ressaltando que juntos são mais fortes. A mensagem é clara: é preciso garantir alimento e nutrição para todas as pessoas. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza funciona como uma plataforma para unir países comprometidos com a implementação de políticas focadas nesses objetivos, contando com parceiros capazes de oferecer apoio técnico e financeiro.
O objetivo é acelerar o alcance do ODS 1 (combate à pobreza) e do ODS 2 (fome zero), trazendo resultados positivos para a implementação de outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 5 (igualdade de gênero) e o ODS 10 (redução das desigualdades).
A mensagem dos atletas é clara: o esporte tem o poder de unir países, mas agora é hora de unir o mundo na luta contra a fome e a pobreza. A participação de todos é fundamental para que essa Aliança Global seja efetiva e gere impacto positivo na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais justo e igualitário para todos.
Com informações da Agência Gov