O ciclista Ulan Galinski, natural da cidade de Palmeiras, na Bahia, fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos ao competir no ciclismo Mountain Bike na manhã desta segunda-feira (29), alcançando a 21ª colocação. Ele completou a prova em 1h30min55s, ficando 4min33 atrás do britânico Thomas Pidcock, que ficou em primeiro lugar.
O baiano se tornou o primeiro representante do Brasil nesta modalidade após a retirada de Henrique Avancini, que se aposentou em 2023 após conquistar a sua melhor posição olímpica, o 13º lugar.
Após a competição, Ulan compartilhou a sua emoção em participar dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele falou sobre a experiência de competir e ressaltou a importância do trabalho árduo, enfatizando a necessidade de paciência.
“Eu esperava ficar entre os 15 primeiros, mas terminei em 21º, muito próximo do que tenho alcançado nos Mundiais, quando fiquei em 19º. Estou entre os 20 melhores do mundo. Passo a passo, estou chegando lá. Estou contente com a minha estreia olímpica. Representar o Brasil nos Jogos é indescritível, sentir essa atmosfera é incrível. Foi uma semana de alegria, gratidão e reflexão. Agora, é hora de avaliar o progresso alcançado e sentir orgulho do caminho percorrido até aqui. Tenho que ter paciência e confiar no trabalho realizado”, afirmou o ciclista brasileiro.
Para a sua estreia olímpica, Ulan contou com o apoio da sua família, que enviou energias positivas durante a competição. Ele expressou ansiedade para abraçar os familiares e elogiou a festa realizada pelos franceses.
“Tenho cinco ou seis familiares aqui, mas ainda não tive a oportunidade de encontrá-los. A celebração do povo francês está maravilhosa, eles são apaixonados por Mountain Bike, e o evento contou com mais de 15 mil espectadores. Mal posso esperar para reuni-los e trocar abraços”, disse Ulan.
Para concluir, o ciclista baiano agradeceu o apoio e o carinho da sua comunidade local, revelando que se sente muito querido.
“Gostaria de agradecer a todos pela torcida e pelo carinho que tenho recebido. É incrível sentir esse apoio e inspirar tantas pessoas nesse processo de representar o meu povo”, finalizou Ulan.