Jogos de Paris: Baiana Ana Marcela Cunha briga e termina em quarto na maratona aquática

Por Redação
3 Min

A campeã olímpica da maratona aquática nos Jogos de Tóquio, Ana Marcela Cunha, lutou, mas não conseguiu repetir o pódio na edição de Paris. A brasileira ficou em quarto lugar na prova dos 10 quilômetros, com o tempo final de 2 horas, 4 minutos e 15 segundos, 41 segundos atrás da holandesa Sharon van Rouwendaal (2 horas, 3 minutos e 34 segundos), que conquistou a medalha de ouro. A prata foi para a australiana Moesha Johnson e o bronze para a italiana Ginevra Taddeucci.

Apesar das preocupações em relação à qualidade da água do rio Sena para a prática esportiva, os 10 km da maratona aquática foram realizados sem problemas. As 24 atletas partiram da ponte Alexandre III e percorreram voltas em um trajeto de aproximadamente 1 km até a ponte de l’Alma, no centro da capital francesa. Um dos principais desafios da prova foi a correnteza do rio, que exigiu maior esforço das atletas.

Nascida em Salvador, Ana Marcela Cunha, que tem 32 anos, começou a prova entre as primeiras colocadas, mas acabou se distanciando da liderança. Na metade do percurso, ela se recuperou e tentou se aproximar mais uma vez. No entanto, a tentativa não foi suficiente para ultrapassar Ginevra Taddeucci, que conquistou o bronze com o tempo de 2 horas e 3 minutos, 42 segundos. A australiana Moesha Johnson liderou a maior parte da prova, mas foi ultrapassada no trecho final por Sharon Rouwendaal. A atleta holandesa venceu a prova com o tempo de 2 horas, 3 minutos e 34 segundos, conquistando o ouro pela segunda vez – ela também foi prata em Tóquio. Johnson ficou com a prata, registrando 2 horas, 3 minutos e 39 segundos.

“Estou muito orgulhosa do que fiz para chegar até aqui. Talvez, se não tivesse me esforçado, não estaria aqui. Eu queria muito essa medalha, mas estou feliz com meu desempenho. Foi mais difícil nadar contra a corrente para mim, mas após a última boia, as outras competidoras se distanciaram”, declarou Ana Marcela à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Outra brasileira na competição, Viviane Jungblut, terminou em 11º lugar, com o tempo de 2 horas e 6 minutos.

“Foi uma prova bastante cansativa. Não nadávamos em um local com tanta correnteza há muitos anos, mas tínhamos que estar preparadas. Faltando cerca de uma volta e meia, o grupo se desgastou um pouco e ficou difícil correr atrás”, detalhou Viviane, de 28 anos.

Na sexta-feira (9), a partir das 2h30 (horário de Brasília), será disputada a versão masculina da maratona aquática, com a participação de 31 atletas, incluindo o nadador brasileiro Guilherme Costa, conhecido como Cachorrão.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe Isso