Surfistas baianos brilham em conquistas nacionais e internacionais

Por Redação
3 Min

Com tantas praias na Bahia, os esportes aquáticos são uma das principais atrações do estado. No último final de semana, atletas de bodyboarding e parasurf conquistaram grandes resultados em competições internacionais e nacionais, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Em Malé, nas Maldivas, o surfista de bodyboarding Gabriel Braga conquistou o terceiro lugar no Maldivas Bodyboard Pro. Esse resultado mantém o atleta na vice-liderança do Circuito Mundial de Bodyboarding 2024, restando ainda mais duas etapas para o término da competição. Já Uri Valadão terminou a etapa em quinto lugar, caindo para a sexta posição no circuito.

“Ainda temos duas etapas para buscar o título. Ainda temos chance. Está um pouco mais difícil agora, mas, com fé em Deus, vamos conseguir trocar o resultado e trazer esse título para a Bahia“, disse Gabriel Braga. Ele também agradeceu à Sudesb pela concessão de passagens aéreas no ano passado e neste ano, permitindo que os dois surfistas participassem do evento mundial.

“Se não fosse a Sudesb mais uma vez, a gente não teria vindo. Esse apoio com as passagens é muito importante e é graças a isso que estamos no top seis do Circuito Mundial. As expectativas para as próximas etapas são as melhores devido ao nosso histórico”, acrescentou Gabriel.

Em relação às próximas etapas do circuito, Uri já venceu quatro vezes em Sintra, Portugal (a sexta etapa do ano), e os dois atletas tiveram bons resultados nas Ilhas Canárias, onde será realizada a final do evento.

No Campeonato Brasileiro de Parasurf em Cabedelo, na Paraíba, três atletas e um treinador representaram a Bahia com o suporte da Sudesb. Os atletas Dijackson Passos, Lucas da Cruz e Leonardo Curvelo, juntamente com o treinador Fernando Eloy, buscaram bons resultados e obtiveram sucesso.

O surfista Lucas da Cruz conquistou a terceira posição no evento, enquanto o atual campeão brasileiro e mundial Dijackson Santos ficou em quarto lugar na disputa. Outro destaque baiano foi João Lessa, campeão da categoria autista.

A próxima etapa do evento ocorrerá em Borete, Pernambuco, em outubro, quando serão definidos os campeões brasileiros, que também disputarão os Jogos Mundiais da ISA em novembro, na Califórnia. “A Bahia segue forte na busca por vagas para o Mundial”, afirmou o presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros.

Compartilhe Isso