O Brasil mantém a 19º posição no Quadro de Medalhas das Olimpíadas, conquistando um total de 16 pódios por atletas brasileiros. Diversas modalidades contribuíram para a colocação do país, como a marcha atlética, a ginástica feminina, o judô, skate, boxe, surfe, taekwondo e agora a canoagem. Até o momento, o Brasil acumula oito medalhas de bronze, seis de prata e duas de ouro.
A ginástica foi responsável por um dos dois ouros do Brasil. Rebeca Andrade conquistou o primeiro lugar no aparelho solo, ganhando a medalha de ouro na última segunda-feira (5). Além desse feito, Rebeca conquistou prata no salto e no individual geral, e junto com Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares, garantiu o bronze na categoria geral por equipes, marcando uma medalha histórica para o país nas Olimpíadas.
O judô também contribuiu significativamente com diversas medalhas para o Brasil. Bia Souza, estreante nos Jogos Olímpicos, conquistou o ouro na última sexta-feira (2), ao vencer a israelense Raz Hershko, segunda colocada no ranking mundial, por waza-ari, na categoria acima dos 78kg.
No sábado (3), o judô brasileiro conquistou o bronze na categoria equipe mista, com Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves, Rafaela Silva, Willian Lima e Ketleyn Quadros. No terceiro dia dos Jogos, domingo (28), Willian Lima garantiu o segundo lugar no pódio na categoria até 66 kg, enquanto Larissa Pimenta conquistou o bronze na categoria até 52 kg.
Rayssa Leal conquistou a medalha de bronze no street feminino, aos 16 anos, assegurando sua segunda medalha olímpica. Augusto Akio, conhecido como japinha, também levou o bronze no skate park masculino. Na última segunda-feira (5), Tatiana Weston-Webb alcançou a prata após disputar a final no surfe, enquanto Gabriel Medina faturou o bronze na mesma modalidade.
Na canoagem, o baiano Isaquias Queiroz conquistou a prata em uma prova emocionante na categoria C1 1000m masculino, avançando do quarto para o segundo lugar nos últimos 250 metros. Na categoria feminino 60kg do boxe, a baiana Bia Ferreira garantiu o bronze, tornando-se a única atleta do boxe brasileiro com duas medalhas olímpicas. No taekwondo, Edival Pontes também conquistou o bronze na categoria até 68 kg, ao derrotar Javier Pérez Polo por 2 rounds a 1 na quinta-feira (8).
Caio Bonfim garantiu a primeira medalha olímpica do Brasil na marcha atlética de 20 km. Entre os líderes durante toda a prova, Caio recebeu duas punições no final, finalizando em segundo lugar e conquistando a medalha de prata na quinta-feira (1º).
Confira as medalhas do Brasil:
Ouro: Judô categoria 78kg feminina (Bia Souza), Solo na Ginástica (Rebeca Andrade)
Prata: Judô categoria 66kg masculina (Willian Lima), marcha atlética (Caio Bonfim), Ginástica na categoria individual geral (Rebeca Andrade), Salto na Ginástica (Rebeca Andrade), Surfe feminino (Tatiana Weston-Webb), Canoagem C1 1000m masculino (Isaquias Queiroz)
Bronze: Judô categoria 52kg feminina (Larissa Pimenta), skate street feminino (Rayssa Leal), Ginástica feminina por equipe (Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares), Boxe feminino 60kg (Bia Ferreira), Judô por equipes mista, Surfe masculino (Gabriel Medina), Skate Park masculino (Augusto Akio), Taekwondo masculino até 68kg (Edival Pontes)