A cidade de Itacaré, no Baixo Sul Baiano, é conhecida pelas suas belas praias e trilhas convidativas ao turismo, tanto dos próprios baianos quanto de visitantes de outros estados e países. Esse cenário é especialmente propício para a prática do surf, devido às ondas que parecem ter sido feitas sob medida para os praticantes deste esporte já renomado. Essa característica será mais uma vez evidenciada com a realização da 4ª etapa do Circuito Baiano de Surf 2024, que ocorre neste final de semana, na Praia da Tiririca.
A competição, organizada pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) e pela Associação de Surf de Itacaré (ASI), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), reunirá cerca de 70 atletas oriundos de diversas cidades, como Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Itacimirim e Arembepe), Lauro de Freitas, Salvador, Valença, Cairú (Morro de São Paulo), Maraú (Barra Grande), Uruçuca (Serra Grande), Ilhéus, Canavieiras, Belmonte (Mogiquiçaba), Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Dentre os competidores, 29 partiram nesta sexta-feira (13) de Salvador rumo a Itacaré, com o transporte fornecido pela Sudesb.
As disputas ocorrerão nas categorias bodyboard, open e base, com a participação de atletas masculinos e femininos com idades entre 8 e 18 anos. As baterias terão início às 8h deste sábado (14), com previsão de encerramento no domingo (15) às 16h. Posteriormente, nos dias 27 a 29 de setembro, é a vez de Ilhéus sediar a penúltima e quinta etapa do Circuito Baiano de Surf 2024, que definirá o ranking estadual deste ano.