Dribles, belas jogadas e muita disputa marcaram o jogo entre a Associação dos Atletas Baianos com Necessidades Especiais (AABANE) e a Associação Metropolitana Poliesportiva de Dias D’Ávila (AMPDD), na abertura do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas (BCR) Bahia, que ocorreu nesta sexta-feira (20). O placar final foi de AMPDD 36 x 29 AABANE. A competição está acontecendo no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, e irá até domingo (22).
O evento faz parte das atividades do ‘Setembro Verde’, mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência. A competição esportiva é organizada pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Federação Baiana de Basketball.
“Há seis anos que a competição não é realizada aqui em Salvador. Por isso, procuramos adaptar os espaços do Governo do Estado para torná-los mais acessíveis e dar oportunidade às pessoas com deficiência de mostrarem sua capacidade na prática esportiva. Aqui, podemos observar um basquete de alto rendimento”, destacou Aldemare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, ressaltando a importância de promover a inclusão por meio do esporte.
No torneio, os atletas utilizam cadeiras especiais, adaptadas de acordo com suas necessidades. A principal meta é dar destaque ao paradesporto.
“A relevância do campeonato está em ampliar a visibilidade. Além de contribuir para a saúde e o bem-estar físico, o esporte também promove a inclusão e nos permite sair da rotina, não nos prendendo tanto à deficiência ou às dificuldades que enfrentamos”, explicou Maicon Brito, representante da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), de Jequié.
A competição conta com a participação de 60 atletas, entre homens e mulheres, distribuídos em cinco equipes de basquete em cadeira de rodas de Itabuna, Jequié, Dias D’Ávila, Feira de Santana e de Salvador. Ao todo, serão disputadas dez partidas, com a entrega das medalhas e troféus aos vencedores no domingo.
“Várias cidades da Bahia estão se deslocando para Salvador a fim de disputar o Campeonato Baiano. A interação entre todos nós é o ponto alto desses eventos”, concluiu Fábio Santos, jogador representante da AABANE.