O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem um novo presidente para o ciclo 2025-2029.
José Antônio Ferreira Freire, pernambucano, foi eleito nesta quarta-feira (2) durante a Assembleia Geral Ordinária de Eleição da entidade, que ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Ele substituirá o atual presidente, Mizael Conrado, que foi eleito em 2017 e reeleito em 2020. Além disso, o ex-atleta Yohansson Nascimento foi reeleito para o cargo de vice-presidente.
Em seu discurso após a eleição, José Antônio afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Mizael Conrado, com o objetivo de manter e ampliar os projetos e programas em andamento por todo o país em prol das pessoas com deficiência. Com mais de 40 anos de experiência no Movimento Paralímpico, entre atleta e dirigente, José Antônio era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) nas últimas duas gestões, eleito pela primeira vez em 2017 e reeleito em 2021.
Leia Também
José Antônio nasceu na cidade de Carpina, em Pernambuco, e perdeu a visão devido a um descolamento de retina causado por uma cabeçada acidental durante um jogo de futebol convencional aos 15 anos de idade.
Após a histórica quinta colocação nos Jogos de Paris em 2024, com um recorde de medalhas (25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes) e um excelente desempenho, o Brasil tem um futuro promissor pela frente no cenário paralímpico. Mizael Conrado, que encerrará seu segundo mandato na presidência do CPB no final do ano, desejou sucesso a José Antônio nesta nova jornada à frente da entidade.
José Antônio Ferreira Freire assume o cargo de presidente do CPB em um momento de grande destaque para o esporte paralímpico brasileiro, após o excelente desempenho da delegação nacional em Paris, que resultou no quinto lugar geral no quadro de medalhas.