Em decisão crucial para a manutenção da qualidade do gramado do Estádio de Pituaçu, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que opera sob a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), anunciou a suspensão do uso do campo por até 30 dias, que terá início na próxima segunda-feira (21). Essa medida visa garantir a plena recuperação da grama, que vem sofrendo desgaste significativo devido à intensa agenda de jogos.
A partir de março de 2024, o estádio já recebeu 170 partidas, com algumas datas que foram marcadas por até cinco jogos em um único dia. Essa rotina intensa tem dificultado os esforços de manutenção do gramado, mesmo com a aplicação regular de tratamentos, insumos e fertilizantes. O pisoteio constante e o estresse da grama têm impedido que essas ações sejam efetivas, comprometendo a qualidade do campo.
Os dirigentes dos clubes locais, como Bahia e Estrela de Março, e as equipes sub 15 e sub 17 do Vitória foram oficialmente comunicados da decisão de suspender as atividades. Essas equipes tinham compromissos agendados para as próximas semanas. O objetivo é restaurar a condição do gramado para que ele possa atender satisfatoriamente tanto os times locais quanto as competições nacionais.
Antes do início da recuperação, o estádio ainda sediará algumas partidas neste final de semana. No sábado (19), ocorrerão as finais da categoria sub 15 e sub 17 masculinos, com os jogos entre Vitória e Bahia, e Estrela de Março e Bahia, programados para as 9h e 10h30, respectivamente. No domingo (20), o Estádio de Pituaçu será palco da terceira edição da Copa Loreta Valadares, com confrontos marcados a partir das 9h.