Dois atletas morreram, nesta quinta-feira (17), durante as competições do Mundial de Triatlo de Torremolinos, na Espanha. De acordo com o jornal local “La Opinión de Málaga”, um mexicano de 79 anos e um britânico de 57 passaram mal durante as provas de natação e de corrida, respectivamente.
Segundo o jornal espanhol, ambos faleceram por parada cardíaca. Um comunicado oficial foi divulgado pela Federação Mundial de Triatlo, a World Triathlon, em suas redes sociais lamentando o ocorrido e explicando que as mortes não estavam relacionadas a nenhum tipo de acidente.
“A morte de dois participantes (um do México e outro da Grã-Bretanha) no Campeonato Mundial de Triatlo Torremolinos-Andalucía AG Sprint Distance, que ocorreu hoje, 17 de outubro, é informada com profunda tristeza. Nossas mais profundas condolências são enviadas para suas respectivas famílias, amigos, Federações Nacionais e toda a família do triatlo. A World Triathlon, a Federação Espanhola e o LOC estão em contato com suas famílias e federações para fornecer todo o apoio necessário neste momento difícil e triste”.
Os dois participantes iniciaram a competição às 14h30 pela categoria sprint acima de 45 anos. Nessa modalidade, metade da distância de uma prova olímpica é percorrida, ou seja, são 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, geralmente concluídos em uma a duas horas.
A identidade de um dos triatletas foi revelada pela Federação Mexicana de Triatlo, que publicamente lamentou a morte de Roger Mas Colomer, de 79 anos.
Conforme o jornal de Málaga, o britânico desmaiou por volta das 16h15, durante a prova de corrida, e acabou falecendo no local, devido a uma parada cardíaca. Já o mexicano Roger Mas não estava se sentindo bem durante a natação e morreu pouco depois, também por condições cardíacas.