Neste sábado (19), a orla de Salvador será palco do Desafio dos Faróis, uma competição náutica que integra o calendário oficial de eventos esportivos da cidade. A prova conta com cinco modalidades: canoa havaiana – subdividida em diferentes categorias, como canoas de um a seis remadores (OC1 a OC6) –, surfski, paddleboard, stand up paddle e caiaque oceânico, reunindo 320 atletas de diversas regiões do Brasil, distribuídos em um total de 155 embarcações.
A largada será dada na Praia de Itapuã, e os competidores enfrentarão um percurso de 23 km até a chegada no Porto da Barra. O evento é organizado pela Associação Baiana de VA’A (ABVAA) e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Isaac Edington, presidente da Saltur, ressalta o recorde de inscrições desta edição do Desafio dos Faróis e destaca o fortalecimento dos eventos náuticos na cidade. “Seguindo nossa estratégia de fomentar o esporte no calendário de eventos, unindo qualidade de vida ao turismo esportivo, fincamos Salvador como um importante palco para essas atividades”, afirma.
Edna Delmontes, presidente e organizadora da ABVAA, reforça a beleza da Baía de Todos-os-Santos como um atrativo tanto para o esporte quanto para o turismo náutico.
“Essas áreas são verdadeiros privilégios para os baianos, proporcionando um cenário ideal para a prática de esportes aquáticos. Nesse sentido, o Desafio dos Faróis tem um papel fundamental ao promover os esportes a remo, atraindo um número crescente de adeptos. A participação tem aumentado de forma significativa, com baianos e atletas de outros estados, e, neste ano, temos até competidores da Argentina”, acrescenta.
Estima-se que mais de 1 mil pessoas, incluindo competidores, amigos e familiares, estejam presentes para prestigiar o evento esportivo.