Bahia fecha Série A com melhor campanha, apesar do baixo rendimento no 2º turno

Por Redação
2 Min

O Bahia deixou a desejar no segundo turno da Série A do Brasileirão. Depois de chegar a ocupar a vice-liderança do campeonato e acender a esperança no torcedor tricolor com um primeiro turno consistente, o time comandado por Rogério Ceni caiu de rendimento e chegou a ver a sonhada vaga na Libertadores ameaçada.

Mesmo assim, o tricolor alcançou a sua melhor campanha na história da Série A por pontos corridos, terminando o campeonato dentro do top 10 da tabela pela primeira vez.

Com a vitória por 2×0 sobre o Atlético-GO, o Esquadrão fechou o torneio com 53 pontos, a maior pontuação alcançada pela equipe em uma mesma edição do Brasileirão desde 2003, quando o formato de disputa atual foi adotado. O desempenho valeu a 8ª colocação entre os 20 clubes participantes.

Até então, a maior quantidade de pontos somados pelo Bahia na Série A havia sido 50, na temporada 2017. Naquele ano, terminou em 12º e foi à Copa Sul-Americana. Já a melhor posição do tricolor havia sido o 11º lugar, em 2019.

Na época, o time treinado por Roger Machado fez um primeiro turno consistente e também sonhou com a Libertadores, mas despencou na segunda metade e não conseguiu a vaga. Um roteiro similar ao de 2024.

O Esquadrão também estabeleceu o seu novo recorde no número de vitórias. Foram 15 triunfos na atual edição do Brasileirão, contra os 13 que conseguiu em 2017. O Bahia não terminava o campeonato entre os oito melhores desde 2001, quando se classificou para o mata-mata e caiu nas oitavas de final diante do São Caetano.

Compartilhe Isso