O técnico português Artur Jorge está entre os indicados ao tradicional prêmio de melhor técnico das Américas, concedido desde 1986 pelo jornal uruguaio El País. Ele foi indicado devido às conquistas dos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro à frente do Botafogo.
O treinador tem quatro concorrentes: os argentinos Gustavo Costas, Gustavo Alfaro e Lionel Scaloni, e o uruguaio Diego Aguirre. Costas foi indicado pela vitória na Copa Sul-Americana com o Racing, derrotando o Cruzeiro de Fernando Diniz – último ganhador do prêmio. Alfaro, que começou o ano como treinador da seleção da Costa Rica, está invicto no comando do Paraguai. Scaloni levou a Argentina à conquista de mais uma Copa América. Já Aguirre chegou às semifinais da Libertadores com o Peñarol e foi campeão uruguaio.
Artur Jorge pode se tornar o segundo europeu a ser eleito o melhor técnico das Américas. O compatriota Abel Ferreira venceu em 2021 ao levar o Palmeiras ao bicampeonato da Libertadores.
O técnico alviverde foi o primeiro estrangeiro a conquistar o prêmio representando o futebol brasileiro. Outros vencedores incluem Sebastião Lazaroni (1989), Telê Santana (1992), Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002) e Tite (2017).
Rei e Rainha
O jornal El País premia também os melhores jogadores em atividade no continente, tanto masculino quanto feminino, com os prêmios de Rei e Rainha da América. Os indicados deste ano ainda serão divulgados. O atual vencedor do prêmio masculino é o centroavante argentino Germán Cano, do Fluminense. Nos últimos dez anos, em cinco ocasiões o premiado atuava no Brasil.
A premiação feminina estreou em 2021, com a atacante Priscila, que na época jogava no Internacional e atualmente está no América do México, como vencedora.
Com informações da Agência Brasil.