O técnico português Artur Jorge foi nomeado como um dos candidatos ao tradicional prêmio de melhor treinador das Américas, concedido desde 1986 pelo jornal uruguaio El País. O comandante do Botafogo garantiu sua indicação devido às conquistas dos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Ele terá quatro concorrentes: os argentinos Gustavo Costas, Gustavo Alfaro e Lionel Scaloni, e o uruguaio Diego Aguirre. Costas foi selecionado por ter levado o Racing, de seu país, à vitória na Copa Sul-Americana, superando o Cruzeiro de Fernando Diniz, o vencedor atual do prêmio. Alfaro, que iniciou o ano como técnico da seleção da Costa Rica, segue invicto à frente do Paraguai. Scaloni conduziu a Argentina à conquista de mais uma Copa América. Já Aguirre alcançou as semifinais da Libertadores com o Peñarol, além de ter sido campeão no Uruguai.
Caso seja eleito, Artur Jorge se tornará o segundo europeu a conquistar o prêmio de melhor técnico das Américas. O também português Abel Ferreira foi o vencedor em 2021, após guiar o Palmeiras ao bicampeonato da Libertadores.
O treinador alviverde foi o primeiro estrangeiro a conquistar o prêmio representando o futebol brasileiro. Além dele, outros vencedores foram Sebastião Lazaroni (1989), Telê Santana (1992), Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002) e Tite (2017).
O jornal El País também premia os melhores jogadores em atividade no continente, tanto masculino quanto feminino, com os títulos de Rei e Rainha da América. Os candidatos deste ano serão revelados em breve. O atual vencedor da honraria masculina é o atacante argentino Germán Cano, do Fluminense. Em cinco dos últimos dez anos, o premiado atuava no Brasil.
A premiação para a categoria feminina foi introduzida em 2021. No ano passado, a atacante Priscila, na época no Internacional e atualmente no América, do México, foi a vencedora.
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.