Ad image

Ítalo Ferreira conquista etapa em Abu Dhabi e lidera a WSL

3 Min

O brasileiro Ítalo Ferreira, primeiro surfista a conquistar uma medalha de ouro olímpica na história, sagrou-se campeão neste domingo (16) em Abu Dhabi. A etapa no Oriente Médio, que estreou na Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) neste ano, proporcionou uma competição emocionante. Na final, o potiguar, que já tinha sido campeão mundial em 2019, derrotou o indonésio Rio Waida, com um somatório de 17.27 pontos contra 14.50 do adversário. A final ocorreu na maior piscina do mundo com ondas artificiais, que testou as habilidades dos surfistas de forma única. Esta vitória na segunda etapa da WSL colocou Ítalo na liderança da temporada, acumulando 16,085 pontos. Os surfistas Barron Mamiya, do Havaí, e Miguel Pupo, de São Paulo, ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições, com 11,330 e 9,490 pontos.

Após a conquista, Ítalo saiu do mar carregado pelos torcedores, vibrando com a bandeira do Brasil. Em entrevista, ele expressou sua emoção e gratidão, afirmando: “É estilo Senna aqui! Eu lancei um Senna ali na [onda de] esquerda. É um orgulho representar o Brasil, que tem grandes guerreiros e histórias inspiradoras. Isso me motiva muito. Graças a Deus, venci essa competição. Eu havia ficado em segundo em um campeonato [na piscina] alguns anos atrás, o que me motivou a me dedicar ainda mais. Treinei 100% para isso e sou muito grato por essa oportunidade.” Referindo-se à experiência anterior na piscina Surf Ranch na Califórnia, onde também competiu em 2023, Ítalo demonstrou seu compromisso e determinação.

No início da final, Ítalo se destacou com notas impressionantes: 8.67 para a onda à direita e 8.60 para a esquerda, enquanto seu adversário indonésio conseguiu notas de 7.83 e 6.67.

Outro destaque brasileiro na competição foi Miguel Pupo, que foi eliminado nas quartas de final por Ethan Ewing, e Yago Dora, que também parou na mesma fase, derrotado por Jack Robinson, ambos da Austrália.

No segmento feminino, a norte-americana Caitlin Simmers faturou o troféu ao somar 16.13 pontos, superando a australiana Molly Picklum, que terminou com 15.70 pontos.

A terceira etapa regular da WSL será realizada em Peniche, Portugal, com início marcado para 15 de março.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe Isso