O Bahia voltará a campo nesta quinta-feira (6) para um importante duelo na Libertadores da América. O confronto será contra o Boston River, do Uruguai, com início programado para às 21h30 no icônico Estádio Centenário, em Montevidéu.
O tricolor baiano está em busca do crucial acesso à fase de grupos da competição internacional. Embora tenha sido derrotado pelo Jacuipense no último sábado, durante o primeiro jogo da semifinal do Baianão, o time, sob o comando de Rogério Ceni, chega motivado após uma vitória convincente sobre o The Strongest, em casa, que garantiu a continuidade do time na Libertadores.
Durante a partida no Uruguai, o Bahia espera conquistar um resultado positivo, o que poderia favorecer no embate de volta, marcado para a quinta-feira (13), na Arena Fonte Nova. Para isso, o time precisará superar um tabu histórico ao jogar fora de casa.
Apesar de ser o clube nordestino com mais participações na Libertadores, contabilizando quatro edições, o Esquadrão ainda não conseguiu vencer uma partida fora do Brasil nessa competição. O retrospecto até o momento apresenta cinco empates e três derrotas em um total de oito jogos disputados em solo estrangeiro.
O único triunfo do Bahia como visitante na Libertadores ocorreu em 1989, quando a equipe superou o Internacional por 2 a 1, no histórico Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Vale ressaltar que o clube fará sua estreia no aclamado Estádio Centenário, um local repleto de história, famoso por sediar a primeira final da Copa do Mundo, realizada em 1930, onde o Uruguai derrotou a Argentina por 4 a 2, conquistando assim o título.