O Natal é um dia para rever amigos e parentes distantes, refazer amizades, perdoar os inimigos e reencontrar alguns desafetos. Na NBA, também é dia de revanche entre os melhores times de basquete do mundo. Hoje, enquanto muita gente curte o presente natalino, o Cleveland Cavaliers e o Golden State Warriors se enfrentam, reeditando a final da temporada passada. O jogo começa às 16h30. A ESPN transmite ao vivo.
O confronto também define o time mais imbatível da temporada. Ambos lideram suas conferências sem grandes sustos. Líder do Leste, o atual campeão Cleveland Cavaliers chegou aos 22 triunfos e apenas seis derrotas na temporada. A última vítima antes do clássico foi o time do Brooklin Nets, que levou 119×99 dos líderes. Os Cavs completaram nove vitórias nos últimos dez jogos.
O Golden State Warriors também venceu nove dos últimos dez jogos e, lógico, lidera a conferência Oeste. O Warriors possui uma campanha melhor que os rivais de logo mais. Tem 27 vitórias e quatro derrotas. Na última rodada, venceu apertado o Detroit Pistons, por 119×113. Os atuais vice-campeões da NBA chegaram a estar perdendo por 16 pontos, mas reverteram a desvantagem, exibindo até 32 pontos de frente durante a partida. Para tanto, o Warriors contou com atuação decisiva de Kevin Durant, responsável por 26 pontos, nove rebotes e sete assistências.
Rivalidade
O clássico de hoje, de fato, é um presente de Natal para o mundo do basquete. Ambos dividem a hegemonia do mais poderoso basquete mundial. Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors fizeram as últimas duas finais da NBA. Cada um levou um título. Na edição 2014-15, o Warriors de Curry e Thompson venceu a melhor de sete por 4×2, sem a necessidade do último jogo.
No ano seguinte, porém, foi a vez do Cavs dar o troco de forma emocionante. O time de LeBron e Irving virou os playoffs após estar perdendo por 3×1. Porém, venceu três partidas seguidas, incluindo a sétima e derradeira por 93×89, vencendo a melhor de sete jogos por 4×3. Mais quatro jogos completam a rodada hoje.