Faltou futebol e sobrou disposição. Assim foi a estreia oficial do Bahia em 2017, diante do Fortaleza, pela Copa do Nordeste. O 0x0 no placar foi bom, já que o time de Guto Ferreira jogou mais da metade do tempo com um a menos. Juninho foi expulso no 1º tempo.
Quem estava curioso para ver o Bahia em campo, avaliar a atuação dos novos contratados e o comportamento do time, só viu pancadaria nos primeiros 45 minutos de jogo.
As disputas de bola eram intensas, muito fortes e sempre geravam discussões entre os jogadores. Aos 18 minutos, no pouco de futebol que foi apresentado, Zé Rafael com um lindo passe de primeira, deixou Hernane de cara com o goleiro para fazer 1×0. Mas o gol foi anulado pela arbitragem, que alegou posição irregular do meia na jogada.
Antes disso, Jean havia feito defesa difícil numa falta cobrada por Rodrigo Andrade. Aos 36, Juninho fez falta dura no meio-campo e recebeu amarelo. Um minuto depois, fez nova falta e foi expulso pelo árbitro. O primeiro tempo terminou com dois cartões amarelos para cada lado e o Bahia com um a menos.
O Fortaleza voltou do intervalo disposto a se aproveitar da superioridade numérica. Logo aos sete minutos, Gabriel recebeu na área, mas demorou de finalizar e foi desarmado por Armero. Aos 15, Lúcio Flávio recebeu lançamento e encobriu Jeanzinho, mas Tiago salvou em cima da linha.
O Bahia tentava sair das cordas usando a velocidade de Allione, que tabelou com Hernane, driblou o zagueiro, mas ficou “sem perna” pra finalizar. No final da partida, Jean fez uma defesa de muito reflexo após cabeçada de Lúcio Flávio, para garantir o 0x0.