Bahia vence a Chape pela primeira vez e se afasta da zona de rebaixamento

Por Redação
4 Min
Élber leva a melhor na disputa com Eduardo, ex-Bahia e agora na Chapecoense (Betto Jr. / CORREIO)

Um tabu que incomodava muito os tricolores foi quebrado. Na noite deste domingo (4), o Bahia venceu a Chapecoense por 1×0, na Fonte Nova, e conquistou o seu primeiro triunfo sobre o time catarinense na história. O único gol do jogo foi marcado pelo meia-atacante Élber, no segundo tempo. Com o resultado, o Esquadrão aos 40 pontos, se afastou da zona de rebaixamento da Série A,em 11º lugar, e afundou a Chape no Z4, em 18º.

As novidades no time do Bahia foram da escalação ao uniforme. Em homenagem ao mês da consciência negra, os atletas entraram em campo com nomes de personalidades negras na camisa. Com a bola rolando, Mestre Bimba, ou melhor, Edigar Junio quase abriu o placar com apenas dois minutos. Na saída atrapalhada de Jandrei, o atacante chutou de perna esquerda, mas o goleiro se recuperou e conseguiu salvar a Chape.

O dia parecia mesmo não ser o do goleiro alviverde, nem do camisa 11 tricolor. No chute forte de Gregore, Jandrei deu rebote nos pés de Edigar Junio, que perdeu uma chance inacreditável. O Bahia seguiu criando as melhores chances e também desperdiçando. Aos 12 minutos, Zé Rafael recebeu cruzamento rasteiro de Léo, mas não fez jus ao nome de Carlito – maior artilheiro da história do clube, com 253 gols – que carregava nas costas e mandou para fora.

Zé Rafael voltou a perder chance clara quando Ramires cobrou escanteio na área, Jackson desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para ele mandar de primeira para o gol. A bola bateu em Edigar Junio e não morreu no fundo das redes.

Do outro lado, a Chapecoense apostava nas saídas em velocidade, e Leandro Pereira levou perigo em duas oportunidades. Na primeira ele ganhou da defesa do Bahia, e na saída de Douglas, tocou para fora. Minutos depois, o atacante arriscou de fora da área e carimbou a trave.

Biquinho salvador
Precavendo-se, o Bahia voltou para o segundo tempo com Douglas Grolli no lugar de Lucas Fonseca, que já tinha cartão amarelo. O ritmo da partida caiu consideravelmente, com o Bahia apostando nas jogadas de bolas cruzadas na área.

Quando resolveu colocar a bola no chão, o gol saiu. Aos 21 minutos, Zé Rafael tabelou com Ramires, limpou dois marcadores da Chapecoense e tocou para Élber, livre, dentro da área. O camisa 7 tocou com o bico da chuteira e colocou no cantinho, abrindo o placar para o tricolor.

O gol animou a torcida, que passou a cantar forte. Douglas Grolli tentou ampliar de cabeça e Jandrei fez a defesa. O goleiro da Chape salvou também no toque de joelho de Brumado após cruzamento da direita. Com o placar favorável, o Bahia passou a jogar no toque de bola e sem pressa. Sem conseguir incomodar, restou à Chapecoense apenas lamentar o resultado e manter a escrita de não ter conseguido vencer como visitante no Brasileirão deste ano.

O Esquadrão agora foca suas atenções para o clássico contra o Vitória, no próximo domingo (11), às 16h (horário da Bahia), no Barradão. A expectativa é que o centroavante Gilberto volte à equipe.
Correio24

Compartilhe Isso