O campeão da travessia a nado Itaparica-Salvador foi um velho conhecedor do percurso: Allan do Carmo, que conquistou seu sétimo título da prova no masculino. O evento aconteceu neste sábado (19/20) e a vencedora do feminino, Arícia Pérée, ganhou pela primeira vez no mesmo dia em que completou 19 anos.
Esse foi o primeiro ano em que a prova mudou de nome, conhecida tradicionalmente como Mar Grande-Salvador. Uma das mudanças foi o local de chegada, que costumava ser no Porto da Barra, mas foi transferido ao Yacht Clube Salvador para evitar aglomerações na praia.
Além de Allan, que representava o Yacht, completaram o pódio no masculino, respectivamente, o venezuelano Ronaldo Zambrano (Yacht), Ricardo Castro (Arena Aquática), Raul Lessa (AAB/CTRA) e Jardiel Luquine (Yacht).
No feminino, após Arícia, que representava a AAB/CTRA, chegaram Clautine Tekes (Yacht), Ana Clara Guerra (Acquacenter), Rebeca Silva (Atitude Fitness) e Sinara Pazos (Yacht).
Todos os atletas que subiram ao pódio ganharam uma premiação financeira. Outro nadador a receber um cheque em dinheiro foi Alexandre Reis. Ele foi o último atleta a chegar no tempo limite da prova, de 4h, ao fazer o percurso atravessando a Baía de Todos-os-Santos em 3:59:55.
Para o ano que vem, a travessia terá uma novidade: pela primeira vez em sua história, terá um caráter internacional. A prova, que já é uma das mais tradicionais do mundo, ganhará ainda mais força no calendário mundial.