A seleção brasileira de basquete masculino foi derrotada pela Alemanha por 75 a 64 na final do Pré-Olímpico da modalidade, disputado em Split na Croácia. Como estava em jogo apenas uma vaga à Olimpíada de Tóquio, mesmo tendo vencido os três primeiros jogos, com o vice-campeonato, o time brasileiro não participará do torneio japonês. O grande destaque brasileiro foi o pivô Anderson Varejão com 14 pontos. O cestinha da partida foi o alemão Wagner, com 28 pontos.
Depois da vitória parcial no primeiro quarto (17 a 14), ao final da primeira metade do jogo, o Brasil já estava atrás no placar por apenas dois pontos: 36 a 34. No final do terceiro quarto, o placar apontava uma desvantagem brasileira de 52 a 46. Depois de cair para a Alemanha, o Brasil vê interrompida uma sequência de duas participações em Jogos Olímpicos na modalidade, em Londres e no Rio de Janeiro.
DESTAQUES BRASILEIROS
Anderson Varejão – 14 pontos e 4 rebotes.
Bruno Caboclo – 9 pontos, 5 rebotes e 2 assistências.
Alex Garcia – 10 pontos e 2 rebotes.
O CAMINHO ATÉ TÓQUIO
Para chegar até a final do Pré-Olímpico de Split, a seleção alemã entrou em quadra três vezes: duas pela fase de grupos e uma pela semifinal.
Leia Também
Na estreia do torneio, em 29 de junho, a Alemanha venceu o México por 82 a 76. Dois dias depois, fizeram a Rússia de vítima ao vencer por 69 a 67 e garantir a primeira posição do grupo A.
Já na semifinal, disputada no sábado (3), a seleção alemã venceu os donos da casa e eliminou a Croácia após placar de 86 a 76. Agora, na final, venceu a seleção brasileira e se classificou para Tóquio.