O primeiro Ba-Vi de 2023 será com torcida única. A partida de domingo (29), válida pela quinta rodada do Campeonato Baiano, terá apenas a torcida mandante, assim como acontece desde 2017 – com excessão de um clássico em 2018.
Apenas torcedores do Bahia poderão assistir à partida na Arena Fonte Nova, que está marcada para as 16h. De acordo com o ge, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) manteve a recomendação de torcida única.
Nos últimos onze Ba-Vis apenas a torcida do time mandante está presente no estádio. A proibição começou em 2017, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após recomendação do MP-BA, decidiu que os clássicos baianos seriam disputados com uma só torcida por causa de uma confusão em um jogo no dia 9 de abril.
Após a partida, durante briga fora da Arena Fonte Nova, um torcedor do Bahia foi morto e outro baleado. No ano seguinte, após seis jogos com torcida única, o clássico voltou a ter a presença das duas torcidas.
Em fevereiro de 2018, a volta das duas torcidas no estádio ficou marcada por uma confusão generalizada entre os jogadores, com sete jogadores expulsos, cinco deles do Vitória. Como o Rubro-Negro tinha apenas seis atletas no jogo – o mínimo permitido é sete -, perdeu por W.O.
Desde então, onze Ba-Vis foram disputados, nove com torcida única e dois sem a presença de torcedores por causa da pandemia.