Tenista Rafael Matos vence primeira competição brasileira no Rio Open

Por Redação
3 Min

Na última partida do ATP 500 no Rio de Janeiro, um momento histórico marcou o tênis brasileiro. Sob o intenso calor, o tenista gaúcho Rafael Matos se tornou o primeiro representante do Brasil a conquistar um título no saibro do Rio Open, o principal torneio de tênis da América do Sul. Matos e o colombiano Nicolas Barrientos dominaram a partida no último domingo e saíram vitoriosos sobre a dupla austríaca Alexander Erler e Lucas Miedler, com parciais de 6/4 e 6/3.

Um fato curioso sobre a dupla campeã é que Rafael Matos e Nicolas Barrientos conquistaram juntos o seu primeiro título. Mesmo com a eliminação dos outros três brasileiros nas simples, a torcida não se abateu e comemorou a vitória dos brasileiros. Embalados pelo ritmo do samba do Salgueiro, Matos e Barrientos receberam o prêmio da 10ª edição do Rio Open com festa.

Antes da final de simples, o cantor e compositor Seu Jorge emocionou a todos cantando o hino nacional. A final argentina viu a vitória do cabeça de chave número cinco do torneio, Sebastian Baez, sobre seu compatriota Mariano Navone, por 6/2 e 6/2. Baez conquistou o maior título de sua carreira e se tornou o sexto argentino a celebrar um título de ATP 500, sendo o segundo na etapa carioca.

Com o troféu em mãos, Baez agradeceu à sua equipe, aos adversários e ao público presente, declarando: “Quero dizer muito obrigado, galera! Eu amo o Brasil”. Mariano Navone, apesar de perder a final, se tornou um queridinho da torcida após sofrer agressões xenofóbicas em um jogo anterior. O argentino se tornou uma atração do Rio Open, lembrando ainda que começou no qualifying e chegou à final.

Um momento especial para os finalistas argentinos foi ter a oportunidade de conversar e tirar fotos ao lado de Gustavo Kuerten e do ex-tenista espanhol David Ferrer.

Após o encerramento do torneio, a direção do Rio Open destacou o sucesso da 10ª edição, com recorde de público e bons resultados dos tenistas brasileiros. Um dos destaques foi o primeiro torneio de duplas em cadeira de rodas, vencido pelos britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, que derrotaram Shingo Kunieda e o brasileiro Daniel Rodrigues. Daniel expressou sua felicidade e emoção em participar da competição e ver o público PcD.

Na final do Wheelchair Tennis Elite, Alfie Hewett superou Gordon Reid por 2 sets a 0, com duplo 6/3. Agora, a expectativa é que torneios femininos semelhantes sejam realizados nas próximas edições do ATP no Brasil.

Esses momentos marcantes do Rio Open mostram a paixão dos brasileiros pelo tênis e a importância do esporte para unir e emocionar o público.

Compartilhe Isso