A dupla brasileira Bárbara Seixas e Carol Solberg conquistou neste sábado (9) o título inédito na categoria Elite 16, a principal do circuito mundial do vôlei de praia, na etapa Doha (Catar). Além disso, as cariocas ficaram ainda mais próximas de garantir a segunda vaga olímpica do Brasil nos Jogos de Paris – a primeira foi assegurada na última quinta (7) por Duda Lisboa e Ana Patrícia.
Na disputa final pela medalha de ouro em Doha, Bárbara e Carol derrotaram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson com um duplo 21/18. Após a conquista de hoje, a dupla brasileira pulou da quinta posição no ranking mundial (6720) para a terceira colocação, totalizando 10140 pontos. Outras duas parcerias brasileiras ainda têm chances de se classificar para Paris: Tainá e Victoria (5ª no ranking) e Ágata e Rebeca (9ª).
“Estou tão feliz e orgulhosa do nosso trabalho, estamos nos preparando para evoluir e jogar o nosso melhor vôlei. Quero parabenizar a Carol, temos uma ótima energia juntas”, afirmou Bárbara, prata na Rio 2016 ao lado de Ágatha, em depoimento ao site do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Leia Também
Já Carol Solberg, filha da ex-jogadora Isabel Salgado, um dos ícones do vôlei brasileiro, poderá estrear em Olimpíadas aos 38 anos, se garantir a vaga na edição de Paris.
“A Bárbara é incrível, é um prazer jogar com ela. Nossa química é especial. Jogamos vôlei porque amamos”, declarou Carol após a vitória contra o Canadá.
Classificação para Paris 2024
Na corrida olímpica por vaga no vôlei de praia, a dupla que conquista mais medalhas no circuito mundial tem maiores chances de garantir presença em Paris 2024. No entanto, cabe à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) indicar quais duplas representarão o país na competição.
Outra forma de garantir a vaga é através do ranking mundial. Serão qualificadas para Paris 2024 as 17 duplas mais bem ranqueadas no período de 1º de janeiro deste ano a 10 de junho de 2024.