A parceria que a Prefeitura de Candeias, através da Secretaria Municipal da Juventude, fechou com o Esporte Clube Bahia, para recrutar jovens atletas através da realização de ‘peneiras’, método de avaliação de jogadores teve como primeiro selecionado o garoto Tailan, 12 anos, morador do distrito de Passé.
A peneira aconteceu na quinta-feira (21), no campo da torre, bairro do malembá. Tailan vai passar um tempo no Bahia, pra ser melhor avaliado, com todos os custos por conta do clube. Outro candeiense que foi levado para o clube, por intermédio do Secretário da Juventude, Leonardo Dias, foi o garoto Natan, 17 anos, morador do bairro do malembá, que está treinando e alojado no Esporte Clube Bahia. O clube está estudando o contrato com ele.
Na próxima segunda-feira (25), Tailan estará acompanhado dos pais, na Secretaria da Juventude, onde os pais assinarão um termo de compromisso. Leonardo explica que o termo de compromisso, exigido pelo departamento jurídico do Bahia, consiste na autorização que os pais dão. “Tem casos em que os pais deixam os meninos saírem nos finais de semana ou mesmo durante o dia ou outros em que eles têm que ficar no clube todos os dias”, completa o Secretário.
Segundo Leonardo, Natan já está treinando há algum tempo e só volta para Candeias, nos finais de semana. “Os meninos que ficam nas categorias de base do clube, o Bahia paga os estudos, em uma escola particular, em Lauro de Freitas, além de despesas com alimentação e alojamento. Eles só passam a receber algum valor em dinheiro, em caso de assinatura de contrato” Relata.
As peneiras serão quinzenais, com datas sempre divulgadas com antecedência pela Secretaria da Juventude de Candeias. Com faixa etária pré-definida, as peneiras serão conduzidas pelo coordenador de capacitação das divisões de base do Bahia, Aldo França, experiente no recrutamento de atletas há quase trinta anos na mesma função.