O atacante Galeno, destaque do Porto nesta temporada, tomou a decisão de representar a Seleção Brasileira, recusando o convite de Portugal. O técnico Dorival Júnior teve que cortar o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, por lesão, do grupo de jogadores que irá enfrentar Inglaterra e Espanha nos amistosos no final de março. O substituto será um estreante, pouco conhecido no Brasil, pois nunca atuou na elite do futebol nacional.
O jogador de 26 anos nasceu em Barra do Corda (MA), mas obteve a nacionalidade portuguesa em 2022 e foi incluído em pré-listas do técnico Roberto Martínez, de Portugal, em 2023. Ao ser convocado para o Brasil, caso entre em campo nos amistosos, não poderá mais jogar pela equipe portuguesa.
A CBF entrou em contato com Galeno enquanto Dorival elaborava uma pré-lista com 35 nomes e questionou se ele aceitaria a convocação. O atacante respondeu positivamente. Na presente semana, ele informou à Federação Portuguesa que optou pelo Brasil.
O Brasil terá pela frente a Inglaterra em 23 de março, no estádio de Wembley, em Londres, e a Espanha três dias depois no Santiago Bernabéu, em Madri.