Renata Barros viajou para Maricá, no Rio de Janeiro, graças à Ajuda de Custo concedida pela Prefeitura de Salvador, onde representou a capital baiana no World Ranking Event (WRE), torneio internacional disputado até o último domingo (31). A arqueira profissional, que disputou pela primeira vez um campeonato de porte mundial, voltou com a medalha de prata, sendo a melhor brasileira na categoria barebow.
Renata Barros se profissionalizou no tiro com arco em 2018, mas vinha participando apenas de eventos estaduais. A atleta é campeã baiana e ocupa o 9º lugar no ranking nacional. Ela revelou que, com muito esforço, vem treinando e que a participação em eventos fora do Estado é sempre desafiadora, devido aos custos de passagem e hospedagem. Renata expressou o orgulho de representar Salvador em uma competição internacional, sendo esta a sua estreia em eventos desse calibre.
“Foi muito emocionante, adquiri muitas experiências em um nível completamente diferente do que estou acostumada. Graças a Deus, à Prefeitura de Salvador e à Sempre, consegui trazer para casa essa medalha de prata. Estava com poucas perspectivas de vir, mas decidi tentar. Enviei a solicitação, que foi atendida e me possibilitou participar. Para mim foi de extrema importância, sendo mulher, nordestina, estar aqui representando e fazendo bonito. Foi uma sensação muito boa, muito gratificante”, comemorou Renata.
A Ajuda de Custo é uma ação municipal coordenada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e tem como propósito apoiar atletas de diversas modalidades, permitindo que participem de competições em vários estados e até mesmo em outros países, auxiliando com despesas como passagens, hospedagem e alimentação.
O apoio da Prefeitura e o papel da Ajuda de Custo em capacitar atletas para competições de alto nível são destacados pelo titular da Sempre, Júnior Magalhães. “É gratificante ver que benefícios como este possibilitam que atletas talentosos como Renata alcancem seus objetivos. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão, que tem avançado consideravelmente com as políticas de esportes na capital baiana”, ressaltou.
Para solicitar a Ajuda de Custo, os atletas interessados devem realizar inscrição exclusivamente através do link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br, com antecedência mínima de 60 dias corridos em relação à data da competição objeto do benefício.