O renomado cartunista mineiro Ziraldo, criador do icônico Menino Maluquinho, nos deixou neste sábado (06) aos 91 anos em sua residência no Rio de Janeiro. Na Bahia, ele também é lembrado por ter criado o Super-Homem, mascote do Bahia conhecido como ‘homem de aço’. O desenho se tornou um dos símbolos do Tricolor em 1979.
O Bahia divulgou um comunicado na tarde deste sábado lamentando profundamente o falecimento do talentoso cartunista. “Com imenso pesar, o Esquadrão lamenta a partida do genial Ziraldo, hoje, aos 91 anos. O cartunista e escritor foi o criador do desenho do Super-Homem, mascote do Bahia desde 1979. Nossas condolências aos familiares e amigos do eterno criador do ‘Menino Maluquinho’”, expressou o clube.
Ziraldo deixou um legado artístico incomparável, marcado pela criação de personagens queridos por diversas gerações. Seu trabalho influenciou a cultura brasileira e deixou um impacto duradouro no mundo das artes visuais. Seu talento como cartunista e escritor sempre será lembrado com carinho por todos que tiveram o prazer de acompanhar sua obra.
A notícia do falecimento de Ziraldo entristeceu admiradores e colegas de profissão, que prestaram homenagens e lembraram da importância do seu trabalho para a valorização da arte no Brasil. Sua paixão por criar e sua genialidade como artista deixam um vazio inestimável no cenário cultural do país.
A partida de Ziraldo deixa saudades, mas seu legado perdurará através das páginas de seus quadrinhos e livros, que continuarão encantando e inspirando gerações futuras. Que sua arte continue a brilhar e a influenciar as mentes criativas do Brasil e do mundo. Que descanse em paz, mestre Ziraldo.