Um dos jogadores que conquistaram ouro nas Olimpíadas Rio-2016 pelo Brasil no futebol decidiu colocar a sua medalha à venda, alcançando o valor de R$170 mil na internet. A identidade do vendedor está sendo mantida em sigilo, porém é sabido que se trata de um dos 18 atletas, uma vez que os membros da comissão técnica não recebem a insígnia do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Segundo informações do site Memorabília do Esporte, responsável pela comercialização, a medalha está em bom estado e acompanhada do case original, juntamente com o pin entregue aos atletas campeões. A descrição do produto destaca que apenas 812 medalhas de ouro foram produzidas pela CMB e estima-se que a conquista do ouro tenha rendido cerca de US$100 mil para cada atleta campeão em 2016.
A medalha foi feita com prata crua (92,5% de pureza) e contém 6 gramas de ouro, com um peso aproximado de 500 gramas.
Os medalhistas no futebol masculino do Brasil em 2016 foram o Douglas Santos, Gabriel Barbosa, Weverton, Uilson, Zeca, William, Rodrigo Caio, Marquinhos, Luan Garcia, Walace, Rodrigo Dourado, Thiago Maia, Renato Augusto, Rafinha Alcântara, Felipe Anderson, Luan, Gabriel Jesus e Neymar.
Atualmente, a medalha de ouro de um desses atletas está disponível para compra por aqueles que desejam possuir um pedaço da história olímpica do Brasil.