O Botafogo anunciou oficialmente na madrugada deste domingo que contratou a empresa francesa Good Game, que já está trabalhando com John Textor no Brasil desde o fim do ano passado, para iniciar o acompanhamento em tempo real da arbitragem a partir do clássico contra o Flamengo, às 11h (de Brasília) no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Em comunicado, o Alvinegro afirmou que “receberá uma visão computadorizada das decisões para cada apito do jogo”.
O clássico será apitado por Raphael Claus, fato que causou irritação na diretoria do Botafogo. O clube chegou a enviar um ofício à CBF solicitando a mudança do árbitro, porém a solicitação não foi atendida, o que foi interpretado como uma provocação direta da entidade de que não será influenciada pelas acusações de Textor.
Há o entendimento de que Claus está envolvido na denúncia feita por Textor ao STJD. Claus foi o árbitro do clássico contra o Flamengo no segundo turno do ano passado, partida vencida pelo rival por 2 a 1. O Botafogo contesta os dois gols do adversário, um por impedimento e outro por falta na origem do lance.
A introdução do “tempo real” da arbitragem ocorre em meio à polêmica sobre possíveis manipulações de resultados no futebol brasileiro. John Textor entregou na última sexta-feira à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas um relatório de 180 páginas com supostas provas de fraudes em jogos do Campeonato Brasileiro.
No mesmo dia, Textor foi punido pelo STJD em sessão realizada no Rio de Janeiro. O empresário americano recebeu uma suspensão de 45 dias e multa de R$ 100 mil por declarações feitas após a derrota para o Palmeiras em novembro do ano passado.
O Botafogo divulgou uma nota oficial onde menciona a nova tecnologia que será testada no clássico contra o Flamengo. A contratação dos serviços da Good Game visa fornecer uma visão computadorizada das decisões de arbitragem em tempo real, como uma forma de promover o fair play e a transparência no futebol. A inovação fornece alertas em tempo real relacionados às chamadas de arbitragem e oferece garantias quanto à integridade do jogo, com a detecção de possíveis manipulações de resultado.
O Botafogo afirma ser uma força transformadora no futebol brasileiro e destaca a importância da proteção do jogo. O monitoramento em tempo real da arbitragem surge enquanto o Senado do Brasil inicia uma investigação sobre a manipulação de partidas, demonstrando o compromisso em preservar a integridade do esporte.