Após quatro anos sem realizações, a Regata Salvador-Mutá foi novamente incluída no calendário do turismo náutico do estado, no último sábado (27), contando com a participação de 350 velejadores da Bahia, Sergipe, São Paulo e Paraná. Eles percorreram 45 quilômetros pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, incluindo passeios turísticos pela região antes e depois da competição.
A base de apoio para a prova foi a Marina da Penha, localizada na Ribeira, com partida da capital nas proximidades da Ilha de Maré. A chegada ocorreu no atracadouro de Mutá, em Jaguaripe, com apresentações culturais da localidade durante a cerimônia de premiação. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), responsável pela construção dos equipamentos náuticos, também foi patrocinadora do evento, como parte das iniciativas de incentivo ao segmento.
“Todos estavam ansiosos pela volta da regata, que não era realizada desde 2019. Decidimos retornar em um momento em que a Baía de Todos-os-Santos conta com infraestrutura moderna para as embarcações, oferecendo conforto e segurança aos velejadores, além de fortalecer o calendário de eventos do turismo náutico, com o apoio do Governo do Estado”, ressaltou o organizador da competição, Marcelo Fróes.
Em Mutá, os atletas e acompanhantes foram recebidos pelo Hotel Fazenda Recanto, onde passaram a noite. “Foi um prazer contribuir para o êxito da regata, que não poderia deixar de acontecer, vendo o belo píer de Mutá atrair turistas. Estaremos sempre prontos para acolher os visitantes”, afirmou a proprietária do hotel, Tânia Andrade.
“Nós fomos bem recebidos e surpreendidos pela infraestrutura. O atracadouro está bem equipado, oferece comodidades e segurança no desembarque, elevando a experiência náutica a um novo patamar”, elogiou o velejador Alexandre Caldeira, de Sergipe.
Outros eventos turísticos movimentaram a Bahia, de sexta-feira (26) a domingo (28), com o apoio da Setur-BA. Na 23ª Feira Agropecuária de Irecê, nos Caminhos do Sertão, quase 30 mil visitantes compareceram, gerando negócios de R$ 50 milhões. Na 18ª Vaquejada de Iuiu, nos Caminhos do Sudoeste, centenas de moradores de cidades vizinhas se reuniram. No mesmo período, aconteceram o evento “Balanço do Recôncavo”, no Espaço Hansen Bahia, em Cachoeira, com oficinas de maculelê e capoeira; o Seminário Trânsito e Vida, no Teatro Municipal de Ilhéus, na Costa do Cacau; e o encontro feminino “Empodere-se na Segurança Pública” e a Caminhada Cultural Contra Intolerância Religiosa, em Salvador.