A música Perseverança, do cantor e compositor Xande de Pilares, virou o hino da campanha do Vitória na Série B. Os jogadores ouviam sempre antes das partidas e, no sábado (21), não foi diferente na chegada à Fonte Nova.
E o Rubro-Negro soube ser perseverante para com uma espetacular atuação no segundo tempo, golear a Luverdense, por 3 x 0, e garantir com antecipação de uma rodada o retorno à elite do futebol brasileiro em 2016, diante de mais de 41 mil torcedores que lotaram a Fonte Nova.
Em 25 minutos, o argentino Escudero, cobrando falta, Kanu e Elton, pela ordem, construíram o 19º triunfo do Vitória em 38 jogos disputados, com 55 gols marcados e 37 contra. O Vitória chegou aos 66 pontos e é o vice-líder. Com 11 gols, Escudero é o artilheiro de trajetória rumo à Série A, seguido de Elton, com 10.
Após um primeiro tempo morno e em que foi dominado, o Vitória acendeu na etapa final, e goleou a Luverdense, que foi um adversário difícil nos primeiros 45 minutos, no segundo jogo entre os dois times na história.
Escudero abriu o placar aos 16 minutos cobrando falta e depois de o goleiro salvar uma cabeçada de Guilherme Mattis e outra de Elton, que ainda acertou a trave em outro lance.
Com 25 minutos, o Rubro-Negro liquidou o jogo. Kanu, aos 20, ampliou, e aos 25 foi a vez de Elton balançar a rede, após Escudero acertar a trave, e dedicar ao pequeno Enzo, que entrou com o time nos braços do pai.
O Vitória volta a jogar sábado, contra o Santa Cruz, às 16h30, no Estádio do Arruda, em Recife, no encerramento da Série B. Os dois estão classificados e será um jogo festivo.