Na manhã de quinta-feira, as duas principais linhas ferroviárias do Canadá bloquearam os trabalhadores ferroviários em meio a tensas negociações de contrato com a Canada Teamsters Rail Conference, representando quase 10.000 trabalhadores. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, assegurou que seu governo resolveria a disputa e autoridades ordenaram um processo de arbitragem. A paralisação do trabalho pode impactar a economia canadense e as cadeias de suprimentos EUA-Canadá.
As empresas ferroviárias, Canadian National Railway (CN) e Canadian Pacific Kansas City (CPKC), e o sindicato têm estado em negociações distantes. A paralisação resultou do bloqueio das empresas ferroviárias, não de uma greve. As empresas alegaram que o lockout era necessário para garantir a segurança das operações, enquanto o sindicato estava preocupado com a segurança dos trabalhadores e a programação de descanso.
Com aproximadamente 75% das exportações canadenses indo para os EUA, a paralisação pode afetar a cadeia de suprimentos dos EUA. A American Farm Bureau Federation alertou sobre impactos negativos na economia se a paralisação persistir.
O impacto da paralisação nas ferrovias canadenses na cadeia de suprimentos
Os sistemas ferroviários tinham contratos expirados com o sindicato Teamsters. As preocupações incluem a segurança dos trabalhadores, períodos de descanso e programação previsível. As empresas ferroviárias são essenciais para o transporte de mercadorias como carvão, potássio e alimentos congelados.
Com a paralisação, remessas entre EUA e Canadá são interrompidas diariamente. Organizações como a American Farm Bureau Federation alertaram sobre os efeitos negativos na economia dos EUA e na cadeia de suprimentos. A indústria automotiva e de saneamento podem ser afetadas.
Os problemas na cadeia de suprimentos podem piorar com a continuidade da paralisação. O governo canadense optou pela arbitragem para resolver a disputa, mas é incerto se isso levará a uma solução definitiva.
Atualização, 22 de agosto de 2024, 20:30 ET: Esta história, publicada pela primeira vez em 22 de agosto, foi atualizada para refletir o fato de o governo canadense ter ordenado que as empresas ferroviárias e o sindicato fizessem uma arbitragem.
Fonte: iNoticias