Três bielorrussos são acusados na UE por desviar avião polaco em 2021

Por Redação
3 Min

A Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária (Eurojust) anunciou, em comunicado, que três pessoas de nacionalidade bielorrussa estão sendo acusadas de desviar um avião polaco com destino a Vílnius, capital lituana, após uma investigação de três anos envolvendo o Eurojust e as autoridades da Polónia e Lituânia.

As três pessoas estão sendo acusadas de privar a liberdade de 132 pessoas através de atos terroristas e tentativa de intimidação, incluindo grupos que se opõem ao regime de Aleksandr Lukashenko. As autoridades bielorrussas forçaram a aeronave a desviar sua rota para Vílnius, apresentando informações falsas sobre um suposto explosivo a bordo.

Os pilotos fizeram uma paragem de emergência em Minsk, os passageiros foram retirados e toda a bagagem foi revistada, resultando na detenção de dois passageiros dissidentes bielorrussos. A Eurojust concluiu, após entrevistas com passageiros e recolha de material fotográfico, que essas detenções foram a verdadeira razão para o desvio do avião para Minsk.

Este incidente levanta preocupações sobre a segurança aérea e a liberdade de circulação na Europa. A Eurojust está empenhada em investigar e levar os responsáveis à justiça para garantir a segurança e a proteção dos cidadãos europeus.

Além disso, Bruxelas enviou uma nova carta à Hungria questionando vistos a cidadãos russos, evidenciando a importância da cooperação entre os países europeus para enfrentar desafios comuns de segurança e justiça.

Compartilhe esta notícia para aumentar a conscientização sobre questões de segurança e justiça na Europa. Juntos, podemos promover um ambiente seguro e protegido para todos os cidadãos.

Se procura por mais informações relevantes, confira os artigos recomendados para si e fique atualizado sobre os últimos acontecimentos no mundo. Baixe nossa App gratuita para acessar notícias em tempo real e contribuir para uma sociedade informada e engajada.

Lembre-se, a segurança e a justiça são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade justa e equitativa. Unidos, podemos garantir um futuro melhor para todos. Junte-se a nós nesta missão de promover a segurança e a justiça em todo o mundo. Juntos somos mais fortes.

Fonte: iNoticias

Compartilhe Isso