Explicação da greve massiva dos trabalhadores portuários

Por Redação
3 Min
Spencer Platt/Getty Images
Trabalhadores em greve no Terminal de Contêineres de Red Hook, no Brooklyn, se reúnem antes da visita do prefeito Eric Adams, depois que membros da International Longshoremen’s Association (ILA) começaram a sair do trabalho às 12h01 (horário de Brasília) em 1º de outubro de 2024 no Brooklyn, Nova York. | Spencer Platt/Getty Images

Os trabalhadores dos portos das costas leste e do golfo iniciaram uma greve devido ao colapso das negociações entre a International Longshoremen’s Association (ILA) e as empresas de navegação internacional. Cerca de 45.000 trabalhadores participaram da greve, afetando 36 portos diferentes, incluindo os principais como o Port Authority of New York and New Jersey.

A greve, que começou após o contrato de seis anos entre a ILA e a United States Maritime Alliance (USMX) expirar, pode ter um impacto significativo na economia dos EUA, já que os portos afetados movimentam cerca de metade das importações e exportações do país.

As negociações entre a USMX e a ILA foram interrompidas, pois o sindicato recusou a proposta de extensão do contrato e busca aumentos salariais, contribuições para a aposentadoria e proteção contra automação no setor portuário.

International Longshoremen’s Association: Motivos da Greve

A ILA representa 45.000 trabalhadores portuários da Costa Leste e do Golfo, exigindo aumentos salariais, contribuições para a aposentadoria e proteção contra a automação. A USMX ofereceu um aumento de 50%, mas o sindicato busca mais.

A greve afetará mercadorias importadas para os EUA, como produtos perecíveis, vestuário, eletrônicos e peças automotivas, podendo causar escassez e aumentos de preços a longo prazo.

Impacto Econômico e Possíveis Soluções

A greve dos trabalhadores portuários pode afetar significativamente o comércio global, juntamente com outros eventos, como ataques Houthi e condições climáticas extremas. O governo dos EUA poderá intervir se a greve continuar, mas espera-se que a ILA e a USMX cheguem a um acordo.

É crucial para ambas as partes negociarem para encontrar um equilíbrio entre suas demandas e evitar interrupções prolongadas no transporte marítimo. A resolução negociada é a melhor solução para garantir a estabilidade e o funcionamento eficiente dos portos.

Fonte: iNoticias

Compartilhe Isso