Categories: Mundo

O quanto a votação antecipada nos diz sobre quem será o presidente?

Os números da votação antecipada estão mostrando um grande número de republicanos votando antes do dia da eleição, mas isso não significa uma vitória automática para o ex-presidente Donald Trump e para os republicanos no final da votação.

Historicamente, os democratas têm sido mais propensos a votar antecipadamente nos estados em que isso é uma opção, mas a apenas uma semana da eleição, eles estão apenas um pouco à frente dos votos antecipados dos republicanos em nível nacional;

Uma divisão partidária na votação antecipada foi especialmente perceptível na eleição de 2020, quando os democratas estavam mais hesitantes em se reunir em público do que os republicanos devido à pandemia de Covid-19, e muitos estados expandiram as opções de votação antecipada. Trump criticou rotineiramente a votação antecipada em 2020, o que exacerbou esse desequilíbrio. Agora, a pandemia acabou, e Trump passou por uma mudança: Embora às vezes ele ainda menospreze a prática do voto antecipado pelo correio, ele também incentivou ativamente seus seguidores a votar cedo.

Esse incentivo agora parece estar rendendo dividendos: De acordo com a contagem da NBC, 44.101.704 votos antecipados foram enviados pelo correio ou pessoalmente, de um total de mais de 160 milhões de eleitores registrados. A eleição de 2016 registrou um total final de 57,2 milhões de votos antecipados, de acordo com a Comissão de Assistência Eleitoral, de um total de mais de 135 milhões de eleitores. Desde a eleição de 2020, parece haver uma tendência crescente para a votação antecipada.

A maioria dos estados oferece votação antecipada pelo correio ou pessoalmente. O Alabama e o Mississippi são exceções, embora ofereçam votação por correspondência. (Kentucky e Missouri oferecem opções limitadas de votação antecipada.) Com tantas cédulas antecipadas chegando a tantos estados – cada um com suas próprias regras e prazos de votação – os dados sobre votação antecipada podem mudar rapidamente. E isso significa que não podemos aprender muito com eles;

O que os dados da votação antecipada podem – e não podem – nos dizer

A esta altura do período de votação antecipada, praticamente a única coisa que os dados de votação antecipada nos dizem com certeza é quem está votando antecipadamente.

“Entre todos que votaram até agora – não todos, mas em geral, eles são seus supereleitores”, disse Michael McDonald, que dirige o Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida, à Vox. “Eles já decidiram em quem vão votar e são eles que votam primeiro.”

Normalmente, observou McDonald, esses “super eleitores” tendem a ser democratas. Eles também tendem a ser registrados em um determinado partido e a ser eleitores mais velhos. Historicamente, as mulheres têm maior probabilidade de votar cedo; essa tendência está se mantendo nos dados disponíveis até o momento, disse McDonald. A diferença é que uma proporção maior dessas eleitoras antecipadas é republicana.

E um número maior de republicanas que votam cedo este ano pode não ter nenhuma influência sobre quem acabará vencendo a eleição.

“Sou muito cauteloso ao interpretar a votação antecipada”, disse John Fortier, membro sênior do American Enterprise Institute, à Vox. “Tivemos mudanças nas tendências de votação antecipada e diferentes tipos de votação antecipada – e depois, é claro, uma eleição muito estranha [in] 2020. A tendência básica, observando os anos 90, 2000 e até a eleição de 2016, é que tivemos um aumento lento a cada eleição na porcentagem de pessoas que votavam pelo correio e também no número de pessoas que votavam antecipadamente pessoalmente.”

Fortier disse que tende a haver tendências de comparecimento na votação antecipada, o que ele prevê que se manterá neste ciclo. “Você geralmente vê um aumento muito grande nos primeiros três dias do período de votação antecipada, especialmente se for um período de votação mais longo. Em seguida, você vê um aumento um pouco menor [turnout]e, em seguida, há um grande impulso nos últimos cinco ou seis dias, quando estamos nos aproximando do dia da eleição.”

Mas tanto a eleição de 2020 quanto a pressão de Trump para que seus seguidores votem antecipadamente mudaram a dinâmica de tal forma que é difícil aplicar tendências históricas à votação antecipada em 2024.

As cédulas enviadas pelo correio, que são a opção padrão em alguns estados do Oeste, como Colorado, Oregon e Washington, representam um problema totalmente diferente: Os dados estão defasados em relação às informações sobre votação antecipada presencial. E os democratas tendem a ser muito mais inclinados a votar pelo correio, disse McDonald.

Além disso, questões logísticas, como as datas de envio das cédulas pelo correio, podem distorcer ainda mais os dados, como aconteceu no Condado de Clark, Nevada. O comparecimento às urnas antecipadas parecia chocantemente baixo para esse momento da eleição – até que se descobriu que as cédulas haviam sido enviadas mais tarde do que nos anos anteriores e, portanto, seriam devolvidas e contadas mais tarde no período de votação antecipada.

“Vemos muitos republicanos votando pessoalmente logo cedo, mas sabemos que haverá muitas e muitas cédulas pelo correio”, especialmente em estados do oeste, como Washington e Oregon, onde a votação presencial é muito limitada”, disse McDonald. “E sabemos que os democratas estão preferindo votar por esse método, e começaremos a ver esses votos aparecendo mais tarde. E isso faz com que esses desequilíbrios apareçam.”

Em última análise, disse Fortier, provavelmente veremos o maior comparecimento no próprio dia da eleição, embora, de modo geral, essa eleição possa sinalizar uma mudança para mais votação antecipada. Os especialistas podem ser capazes de prever com exatidão a direção que certos estados tomarão com base em seus números de votação antecipada já neste fim de semana, mas é provável que isso seja a exceção à regra.

Fonte: iNoticias

Share

Ultimas Noticias

  • Esportes

Bahia perde para o São Paulo por 3 a 0 na Fonte Nova

Na noite desta terça-feira (5), o São Paulo venceu o Bahia por 3 a 0…

15 horas atrás
  • Mundo

Donald Trump vence Kamala Harris e retorna à Casa Branca

Donald Trump venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos, derrotando Kamala Harris e alcançando a…

16 horas atrás
  • Madre de Deus

Prefeitura de Madre de Deus incentiva esporte com apoio a competidores internacionais

A cidade de Madre de Deus, localizada na região metropolitana de Salvador, se prepara para…

16 horas atrás
  • Candeias

Acelen é reconhecida entre as melhores no setor de energia e ESG

A Acelen conquistou a vice-liderança em ESG Governança no setor de “Energia” no Anuário Época…

1 dia atrás
  • Candeias

Seminário do Conselho de Saúde incentiva participação civil em Candeias

O Conselho de Saúde de Candeias realizou, na terça-feira (5), um seminário com o propósito…

1 dia atrás
  • Candeias

Candeias promove programação especial para o Novembro Azul com foco na saúde do homem

Em apoio à Campanha Novembro Azul, a cidade de Candeias terá uma programação dedicada à…

1 dia atrás