Registro foi feito por fotógrafo da agência Reuters em Santiago.
Somente numa página de jornal no Facebook já foram 570 mil visualizações.
A foto de uma jovem dando uma “encarada” num soldado chileno da tropa de choque em Santiago viralizou e está gerando polêmica na web. Somente na página do jornal “La Tercera” no Facebook, já foram 570 mil visualizações. A cena aconteceu neste domingo (11) durante uma manifestação organizada por familiares de desaprecidos durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.
Na página do “La Tercera” há comentários de pessoas que elogiam a coragem da moça, enquanto outros criticam sua atitude por supostamente desrespeitar uma autoridade ou, ainda, um profissional que está ali apenas cumprindo ordens.
O autor da foto é Carlos Vera, fotógrafo da agência Reuters, que disse que não anotou o nome da garota. Ele acredita que a jovem tem idade para estar no primeiro ano do ensino médio, aproximadamente. “Levaram detidos dois companheiros dela e, com a agitação, a jovem reagiu”, conta Vera, um veterano dos famosos protestos estudantis que há anos agitam o Chile.
Este domingo marcou o 43º aniversário do golpe militar que colocou Pinochet no poder e resultou em milhares de mortos e desaparecidos.
Do G1, em São Paulo